Biblioteca Federal do Paraná - UFPR

ATUALIZADA EM 26/02/2019

Descrição:

Biblioteca viraliza com dicas para aplicar as regras da ABNT

A página no Facebook da biblioteca da UFPR (Universidade Federal do Paraná) Litoral viralizou, em 2018, ao compartilhar dicas de normalização de trabalhos acadêmicos. Uma das postagens, por exemplo, teve mais de 10 mil compartilhamentos.


LEIA A NOTA AO FINAL DO POST!
As citações de citações (os famigerados "apuds") devem ser evitadas ao máximo. No entanto, em algumas situações extremas, não temos como fugir delas.
Veja algumas orientações para que você possa fazer citações de citações da melhor forma possível:
- Indique primeiramente a obra original (aquela a qual você não teve acesso);
- Inclua "apud", termo em latim que corresponde à expressão "citado por", entre a obra original e a obra consultada;
- Na nota de rodapé, inclua a referência completa da obra original;
- Na lista de referências, inclua as referências de ambas as obras: a original e a consultada.
> Outras dicas para a normalização de seus trabalhos acadêmicos você encontra no:

Portal da Informação

- Consulte também o "Manual de normalização de documentos científicos" da UFPR, disponível no acervo da Biblioteca (número de chamada: 001.42 M294 2015) e online:

Link

NOTA IMPORTANTE (31 ago. 2017)
Aqui na Biblioteca da UFPR Litoral desencorajamos o uso de citações de citações, mas, nos casos em que são inevitáveis, sugerimos que a lista de referências contemple tanto a obra consultada quanto a obra original. Essa orientação não é dada/divulgada com o status de "norma", mas sim com o status de "recomendação".
Orientamos que a obra original seja incluída na lista de referências, pois entendemos que sua ausência nesta lista atrapalha os estudos bibliométricos, os índices de citação e a indexação das referências em bases de dados, prejudicando, assim, o autor da obra original.
Além disso, lista de referências é, muitas vezes, ponto de partida para a avaliação ou leitura de um trabalho, já que permite identificar o referencial/corrente teórica utilizada pelo autor. A ausência da referência da obra original "esconderia" algo do leitor/avaliador do trabalho que, em um primeiro momento, analisasse apenas a lista de referências.
Da mesma forma que orientamos nossos usuários a agirem dessa forma com as citações de citações, explicamos também que o ato de citar não é apenas copiar e colar trechos, mas sim trazer uma ideia, um ponto de vista, uma corrente de pensamento para dentro do texto, e que, por isso, devem ter conhecimento e segurança daquilo que estão citando - seja direta ou indiretamente, seja por meio de citações de citações. Munidos desse conhecimento e segurança acerca da literatura utilizada e, obviamente, acerca de seu próprio texto, eles conseguirão responder as arguições de seus avaliadores apresentadas em uma defesa ou em um parecer de periódico ou evento, mostrando-lhes (1) que a obra original foi citada em tais e tais trechos e que, nesses trechos, o apud está presente e (2) as razões pelas quais não conseguiram acesso à obra original.
Além disso, no que diz respeito à avaliação de um texto acadêmico, partimos do pressuposto de que os avaliadores não analisarão somente as referências. Portanto, no momento da leitura do texto, identificarão os trechos em que o autor utiliza citações de citações, uma vez que estas estarão indicadas com o apud.

 


Arquivos para download

DownloadUFPR_Cit - UFPR.jpg ( 12 Kbytes )

DownloadUFPR_Esp - UFPR_Esp.jpg ( 12 Kbytes )

DownloadUFPR_Esp_LIC - UFPR_Esp_LIC.jpg ( 10 Kbytes )

DownloadUFPR_Marg - UFPR_Mar.jpg ( 6 Kbytes )

DownloadUFPR_Ref - UFPR_Ref.jpg ( 11 Kbytes )

DownloadUFPR_Sum - UFPR_Sumjpg.jpg ( 10 Kbytes )