ATUALIZADA EM 26/07/2019
O inspetor-geral Marcus Vinícius Pinto da Silva e os auditores Ketza Cardoso e Ricardo Dinis Gonsalves, da 3ª Inspetoria de Controle Externo, apresentaram ontem (25 de julho) no II Simpósio Nacional de Educação as boas práticas idealizadas pelo TCMRJ sobre o tema. O trabalho foi a público durante a oficina "Controle Externo e a Educação: experiências e boas práticas dos Tribunais de Contas", na qual outras cortes também trouxeram seus aprendizados na área.
"Antes de sermos auditores de contas, somos auditores de pessoas", foi parte do discurso que o inspetor chefe, Marcus Vinícius Pinto da Silva, utilizou para apresentar, com um olhar humanizado, as principais formas de atuação da corte carioca. O Programa de Visita às Escolas, que serviu de modelo para os programas desenvolvidos pelos Tribunais de Contas do Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, foi o foco da apresentação, que trouxe o mecanismo das fiscalizações e os resultados já obtidos graças à atuação dos auditores.
O encontro foi promovido pelo TCE-RS, em parceria com o Instituto Rui Barbosa, a Atricon e a Abracom e reuniu especialistas para analisar e discutir questões sobre Educação, visando a disseminar as experiências exitosas em redes de ensino, em especial pelas ações desenvolvidas no âmbito dos Tribunais de Contas brasileiros.