ATUALIZADA EM 11/09/2019
Saiba mais:
O que é Acesso Aberto?
Na sua forma mais fundamental, o Acesso Aberto é quando as publicações estão disponíveis online a todos e sem restrições, sem nenhum custo e com restrições limitadas no que diz respeito a reutilização. A distribuição da pesquisa sem restrições é especialmente importante para os autores (pois o seu trabalho é visto por mais pessoas), leitores (pois eles podem acessar e se basear no trabalho mais recente no campo) e financiadores (pois o trabalho que eles financiam tem um impacto maior ao poder atingir um público mais amplo).
Existem duas formas de acesso aberto:
Acesso Aberto Dourado - O AA Dourado faz com que a versão final de um artigo seja permanentemente acessível a todos e sem restrições, imediatamente após a publicação. Os direitos autorais do artigo são mantidos pelos autores e a maioria das barreiras de acesso são removidas. Os artigos em AA Dourado podem ser publicados em periódicos de AA total (onde todo o conteúdo é publicado em AA) ou periódicos híbridos (um periódico de assinatura que oferece a opção de publicar artigos em AA .
Um panorama dos periódicos de AA total pode ser encontrado no Diretório de Jornais de Acesso Aberto (Directory of Open Access Journals - DOAJ).
DICA: O fato de um periódico oferecer acesso gratuito ao conteúdo não significa que ele seja de AcessoAberto e. Como descrito acima, o AA Dourado também permite a reutilização do trabalho, desde que os autores sejam reconhecidos e citados, pois retêm os direitos autorais. Permitir simplesmente que todos com uma conexão à Internet leiam o conteúdo não constitui um AA Dourado.
Acesso Aberto Verde - O AA Verde, também conhecido como auto-arquivamento, é a prática de colocar uma versão do manuscrito de um autor em um repositório, tornando-o acessível a todos sem restrições. A versão que pode ser depositada em um repositório e depende do financiador ou da editora. Ao contrário do AA Dourado, os direitos autorais desses artigos geralmente permanecem com a editora do periódico, ou com a sociedade a que o edita, e existem restrições quanto à forma como o trabalho pode ser reutilizado.
Existem políticas de auto-arquivamento individuais por periódico ou editora que determinam os termos e condições, por exemplo, qual a versão do artigo que pode ser usada e quando é que o artigo pode se tornar acessível sem restrições no repositório (também chamado de período de embargo). Uma lista de políticas de auto-arquivamento das editoras pode ser encontrada na base de dados SHERPA/RoMEO.
Obs.: SHERPA RoMEO é um Banco de Dados de políticas em relação ao arquivamento de periódicos digitais e repositórios de acesso aberto, do Centro de Comunicações de Pesquisa da Universidade de Nottingham no Reino Unido.
JISC - SHERPA-RoMEO - Reino Unido