ATUALIZADA EM 03/04/2020
Antes mesmo de ser oficialmente adotado o regime preferencial de trabalho à distância no âmbito do TCMRJ, em razão do Covid-19, como foi estabelecido na Resolução n. 1084, publicada no dia 31 de março, equipes de diversos setores vêm adotando ferramentas de home office para dar andamento não só às rotinas, como também às metas estratégicas definidas para este ano.
Desde o dia 17 de março, quando a necessidade de tomar medidas para redução de contágio da pandemia levou o Tribunal de Contas carioca a suspender excepcionalmente suas atividades, a assessoria de informática (ASI) divulgou um passo a passo para instalação de VPN para todos os servidores do Tribunal. A rede virtual privada garante que o acesso à rede interna do órgão seja feito de qualquer lugar, de forma segura.
Assim, acessando remotamente suas estações de trabalho, servidores da Secretaria Geral de Administração, Presidência, Assessoria Jurídica e ASI, entre outros, puderam continuar trabalhando normalmente apesar da suspensão das atividades do TCMRJ. O sistema registrou, em um único dia, mais de cem usuários conectados ao mesmo tempo, realizando inúmeras tarefas.
Da mesma forma, os grupos de trabalho permanentes do TCMRJ continuam realizando reuniões por videoconferência para manter em dia o planejamento das metas estratégicas de 2020 e outras atividades específicas. Em suas reuniões à distância, os integrantes do Grupo de Controle Social, coordenados por Claudio Sancho Monica, utilizam um software totalmente gratuito e simples de operar (Jitsi Meet), tocando a pauta de projetos, como a elaboração do novo portal para conferir mais transparência à atuação do TCMRJ e os conteúdos da série de cartilhas Bate Papo Cidadão.
Outros grupos responsáveis por metas estratégicas preferem utilizar o ZOOM, como os que dão andamento aos objetivos de aperfeiçoar a gestão do Plano Anual de Fiscalização e normatizar instrumentos de controle. Permitindo o registro do que é discutido em reuniões com até 25 participantes, o aplicativo facilitou para o grupo da Meta 8, por exemplo, a realização de benchmarking junto a outros Tribunais de Contas. O coordenador da meta, Jairo Saldanha Rimes conta que já foram realizadas três teleconferências com auditores de controle externo de outros estados.
?De 25 a 30 de março, tivemos a participação dos auditores Dilson Cruz Jr, do TCM-SP; do Ismar Barbosa, do TCU e do Leandro Santos, do TCE-RJ, que puderam apresentar as metodologias que utilizam para a realização de suas fiscalizações, os monitoramentos, acompanhamentos e levantamentos e a programação de capacitação futura necessária para a realização dos instrumentos de controle?, disse Jairo.
No gabinete do conselheiro Felipe Puccioni, onde são desenvolvidas duas metas estratégicas este ano, referentes a estruturação de acórdãos e automatização de documentos, não é diferente. O trabalho mantido através de recursos tecnológicos gratuitos e ágeis, tem demonstrado que, mesmo à distância, pode gerar resultados com qualidade.
Confira, novamente, como instalar o VPN em seu computador pessoal.
RESOLUÇÃO Nº 1.084, DE 30 DE MARÇO DE 2020. Estabelece o regime preferencial de teletrabalho e suspende em caráter excepcional, os prazos processuais no âmbito do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro.