TCMRJ homenageia servidoras pelo Dia Internacional da Mulher

ATUALIZADA EM 09/03/2022

Na sessão plenária desta quarta-feira, 09/03, o Presidente do TCMRJ, Luiz Antonio Guaraná, prestou homenagem às mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, 08 de março. Ele lembrou que a data se referia a um fato emblemático - o trancamento de uma fábrica têxtil, com todas as operárias num mesmo recinto, em greve por melhores condições de vida e trabalho, resultando na morte de muitas delas em decorrência de um incêndio.
 
O Presidente lamentou que a sociedade, só há pouco tempo, tenha começado a dar espaço para as mulheres. Destacou que, no TCMRJ, a atividade intelectual, o saber, é a mais explorada e valorizada. Não à toa, a maioria dos servidores é composta por mulheres, e citou também que no âmbito dos jurisdicionados - a exemplo da Secretaria Municipal de Educação - a presença da mulher é muito maior. "Basta mencionar as professoras, que nos permitem estar onde estamos. Todos têm na sua história uma mulher que permitiu que isso acontecesse, que chegássemos aonde chegamos", afirmou.

Como são muitas as mulheres no TCMRJ, não foi possível individualizar a homenagem. Foram escolhidas duas delas para receber uma homenagem simbólica, uma medalha, em reconhecimento ao trabalho de todas: a servidora Laila Rainho, Secretária das Sessões, e a funcionária terceirizada Marilene de Assis. O Presidente convidou todos os Conselheiros presentes à sessão, Bruno Maia de Carvalho, Thiago Kwiatkowski Ribeiro, Dicler Forestieri e Igor Fernandes para fazerem a entrega das medalhas.

- Nossas servidoras são todas dotadas de uma capacidade essencial ao reconhecido desempenho deste Tribunal. É preciso trabalhar por uma sociedade mais justa em que as mulheres ocupem lugares de influência. Parabenizo todas as nossas servidoras, nas pessoas de Laila e Marilene - disse o presidente ao final da sessão.

TCMRJ homenageia servidoras pelo Dia Internacional da Mulher