ATUALIZADA EM 12/08/2022
O 3º Encontro da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), em Foz do Iguaçu, terminou hoje, 12/08, com a apresentação da palestra "Monitoramento de Transparência", do sistema de controle externo da Argentina. O evento, que contou com a participação do presidente do TCMRJ, Luiz Antonio Guaraná, e dos conselheiros Thiago Kwiatkowski Ribeiro e David Carlos Pereira Neto, reuniu cerca de cem conselheiros e controladores de Brasil, Argentina, Colômbia e Paraguai.
- Este evento consolidou a união entre os Tribunais de Contas de quatro países. A inédita participação do Tribunal de Contas do Paraguai serviu para ratificar essa harmonia entre as entidades de controle do Mercosul - declarou o presidente Guaraná ao final do evento.
"A importância da transparência nos gastos públicos como um dever do administrador público" e os sistemas de controle externo foram temas de diversas apresentações e debates. Ao final do encontro, os participantes definiram uma proposta de trabalho pela ASUR.
A ASUR é uma associação das entidades públicas de controle externo dos países do Mercosul. Dentre seus objetivos estão o intercâmbio permanente de documentação e informação técnica entre os países membros; vinculação com entidades similares constituídas em outros mercados regionais, países e organismos internacionais; cooperação técnica, promoção de eventos e realização de atividades acadêmicas, docentes, de investigação e assessoramento.