ATUALIZADA EM 16/09/2022
O presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ), Luiz Antonio Guaraná, abriu, na manhã de hoje (16/09), o 4º Seminário de Gestão Escolar, ao lado do secretário municipal de educação, Antoine Azevedo Lousao, e do conselheiro Felipe Puccioni.
Esta é mais uma etapa para a concretização do "Projeto Ciência e Gestão pela Educação, um experimento de campo aleatório de três níveis no Rio de Janeiro", idealizado e coordenado por Felipe Puccioni, resultante de um acordo técnico-científico entre a Universidade de Cambridge, a Secretaria Municipal de Educação e o TCMRJ.
Ao saudar os gestores escolares e especialistas em educação, o presidente Luiz Antonio Guaraná afirmou que ser professor é uma missão das mais importantes de todas. Disse que aprendeu com sua avó, hoje com 99 anos, professora aposentada do município, a reconhecer a importância do investimento na política pública de educação:
- Se houver investimentos desde o início na educação, o retorno será contínuo e os frutos serão colhidos. Já na saúde, o investimento tem de ser permanente.
O presidente do TCMRJ afirmou que o momento mais importante na sua trajetória parlamentar na Câmara Municipal do Rio foi por ocasião da aprovação do plano de cargos e salários da rede pública municipal de ensino, que gerou muita polêmica à época. "Estávamos criando um plano que era bom para todos. Hoje é reconhecido pelos professores. Ser professor é um sacerdócio! Vocês têm a missão de formar os cidadãos de amanhã".
Quanto ao projeto Ciência e Gestão pela Educação, Guaraná disse que sua expectativa é a de que os resultados consigam ajudar os professores e gestores no desempenho de seus ofícios. "Estamos oferecendo toda a estrutura a um projeto que nem é atividade-fim do tribunal, mas não nos prendemos apenas a isso. Se podemos ajudar a encontrar caminhos para melhorar o aprendizado das crianças, é importante que o TCMRJ atue nesse sentido. Todos nós temos de contribuir para o aprimoramento da educação. Vocês estão concretizando mais uma etapa no caminho para o aperfeiçoamento da educação", concluiu.
O secretário municipal de educação do Rio de Janeiro, Antoine Lousao, afirmou que a participação do TCMRJ foi imprescindível para o desenvolvimento do projeto, um marco para a educação, resultado de uma visão profunda do que é o papel do tribunal de contas. "Sem a colaboração do TCMRJ, não conseguiríamos avançar nessa pesquisa de fôlego nem nesse projeto.
Antoine Lousao exaltou a parceria e a visão descortinada do TCMRJ, pois, segundo ele, já haviam tentado outras vezes, sem sucesso, e a participação do Tribunal permitiu que a pesquisa fosse implementada. "Algumas políticas públicas exigem análise mais profunda, instruída por dados e evidências para que sejam medidos os impactos dessas políticas. Sem o TCMRJ, não teríamos êxito".
Para Felipe Puccioni, coordenador do projeto, "essa parceria pode trazer resultados importantes para as crianças e adolescentes das escolas municipais do Rio. Através de um experimento aleatório, buscam-se medidas que realmente venham a impactar o aprendizado do ensino fundamental", explicou. Acrescentou que os recursos públicos podem ser melhor direcionados para atender aos anseios da sociedade:
- Claro que a discussão sobre recursos é importante, mas é também relevante discutir a melhor forma de serem utilizados esses recursos.
A realização do Seminário coincide com a divulgação hoje, pelo Ministério da Educação, do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2021. Dentro da média geral do Brasil, que varia numa escala de zero a dez, o município do Rio de Janeiro registrou os índices de 5,4 (1º ao 5º ano) e 5,0 (6º ao 9º ano). O projeto Ciência e Gestão pela Educação é um instrumento para melhoria destes indicadores.