Secretários de Controle Externo se reúnem no VIII ENTC

ATUALIZADA EM 17/11/2022

A reunião dos secretários de Controle Externo, realizada no primeiro dia do VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (16/11), contou com a presença de secretários de todo o País, para discutir o tema "Asseguração da Qualidade das Fiscalizações". Os secretários expuseram a realidade de seus estados e enalteceram a importância da troca de experiências com outros tribunais.

Cezar Miola, presidente da Atricon, agradeceu a presença de todos os colegas, técnicos e dirigentes, de controle externo, e afirmou: "Não tenho dúvida da melhoria do Controle Externo brasileiro e de sua contribuição para que a administração pública seja mais eficaz e transparente. No sistema tribunais de contas do Brasil, é cada vez mais relevante o processo democrático de controle. Não há democracia sem controle. E não há controle sem democracia. E os tribunais de contas são, em última análise, os olhos da sociedade em relação ao que acontece na administração pública", finalizou.

O coordenador de Atividades Especiais, Projetos e Inovações do TCMRJ, Fábio Tessinari, enfatizou a política de gestão por resultados, o sistema de informações de benefícios do Controle Externo, e o Painel de Quantificação de Benefícios. "O TCMRJ iniciou levantamentos com o objetivo de quantificar os benefícios auferidos por sua atuação", explicou Tessinari.

O secretário-geral de Controle Externo do TCMRJ, Fabio Furtado, contou que a presidente do Tribunal Administrativo de Moçambique, Lúcia do Amaral, e equipe visitaram o Tribunal carioca, na terça-feira, 8/11, para conhecer o Programa de Quantificação de Benefícios, desenvolvido por sua secretaria.

Na ocasião, o presidente do Instituto Rui Barbosa ? IRB, conselheiro Edilberto Pontes, falou sobre a relevância da troca de experiências e a importância de estar sempre estudando e se atualizando. "Parabéns para vocês e podem contar com o apoio do IRB a esta integração dos tribunais de contas. Vamos trabalhar em conjunto porque, quanto mais gente atrairmos, mais forte seremos", constatou.

Secretários de Controle Externo se reúnem no VIII ENTC