ATUALIZADA EM 08/12/2022
O presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio (TCMRio), Luiz Antonio Guaraná, recebeu, na manhã desta quinta-feira, 08/12, quando se comemora o Dia da Justiça, a medalha do Colar do Mérito Judiciário, homenagem concedida a autoridades que, direta ou indiretamente, prestaram relevantes serviços à cultura jurídica e ao Judiciário fluminense. O nome do presidente Luiz Antonio Guaraná foi indicação da desembargadora Gizelda Leitão Teixeira, da 4ª Câmara Criminal, e foi aprovado, por unanimidade, por todos os desembargadores que compõem a segunda instância do Tribunal de Justiça do Rio.
À cerimônia, presidida pelo presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, estiveram presentes ministros do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas da União, além de representantes do Conselho Nacional de Justiça, presidentes de Tribunais de Justiça estaduais, desembargadores, juízes e servidores do TJRJ, políticos, defensores públicos, representantes da sociedade civil e o governador Cláudio Castro. Antes da entrega das medalhas, foi celebrado um culto ecumênico.
Emocionada, a desembargadora Gizelda Leitão fez questão de enfatizar que o presidente do TCMRio é merecedor de todas as homenagens pelo seu caráter, postura ética e relevantes serviços prestados à cidade do Rio de Janeiro como vereador e secretário municipal do Rio e atualmente conselheiro do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro. "Guaraná é um amigo do Rio e da Justiça" ressaltou Gizelda Leitão Teixeira.
O presidente do TCMRio recebeu sua medalha das mãos do desembargador Ricardo Cardozo. Ele agradeceu ao presidente Henrique Figueira e a todos os desembargadores e disse estar muito feliz por receber a mais alta comenda do Tribunal de Justiça. Para ele, a indicação e aprovação do seu nome se deve por presidir o TCMRio, reconhecido no país pela sua capacidade, desenvoltura e qualidade técnica, possíveis pela qualificação dos seus servidores altamente gabaritados.
- Hoje eu recebo e compartilho essa comenda com os nossos servidores do TCMRio, ao qual tenho a honra de estar presidindo, porque sei que essa homenagem se deve pelo meu trabalho à frente do tribunal e que sei que nada seria possível se não tivéssemos tantos brilhantes servidores - disse Luiz Antonio Guaraná.
O desembargador Henrique Figueira, que está se despedindo da presidência do TJ-RJ após dois anos à frente do mais alto cargo do tribunal, lembrou que na data do dia 8 de dezembro, quando todos os tribunais de Justiça do Brasil comemoram o Dia da Justiça, o TJ-RJ homenageia cidadãos brasileiros, que, por seus méritos pessoais, mereceram receber do Conselho da Magistratura e do Órgão Especial a maior de suas comendas.
- O galardão que ora se entrega é, na verdade, o reconhecimento a todos que, na dignidade de suas profissões e funções, bem representam os valores éticos da justiça, equidade e correção de vida e caráter. A Justiça é, e sempre será, uma das maiores aspirações de todo cidadão, e o Poder Judiciário tem diante de si o desafio de acompanhar as rápidas mutações sociais dos novos tempos. No entanto, não pode se afastar, de modo algum, dos princípios maiores e primordiais da ética e da solidariedade humana - afirmou o presidente do Tribunal de Justiça do Rio.