ATUALIZADA EM 26/01/2023
Com as presenças do presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), Luiz Antonio Guaraná, dos Conselheiros Thiago Kwiatkowski Ribeiro e Bruno Maia de Carvalho, e dos Conselheiros-Substitutos Dicler Forestieri e Igor Fernandes, o encontro reuniu em Itaipava, no dia 08/12, os servidores e coordenadores que participaram da execução das 17 metas propostas pela Política de Gestão por Resultados de 2022, que alcançou o percentual de 84,13%, o que representa mais um passo na direção da melhoria do desempenho institucional.
Participaram também do encontro a secretária-geral da presidência, Marcia Lins, o secretário-chefe de gabinete, Flavio Nunes, e os secretários Fabio Furtado, de Controle Externo, Heleno Chaves, de Administração, e José Renato Torres do Nascimento, de Segurança Institucional.
Luiz Antonio Guaraná ressaltou a importância do trabalho coletivo, que soma vários profissionais com o mesmo ideal. "As instituições congregam várias pessoas com um objetivo comum. O trabalho conjunto, desenvolvido por um grupo grande e dedicado de pessoas, maximiza os acertos e minimiza os erros", declarou. Segundo o presidente do TCMRio, "a política de metas é, a um só tempo, motivadora e desafiadora, o que é muito positivo, já que a finalidade comum é acertar".
Guaraná e os demais conselheiros e conselheiros-substitutos se revezaram para entregar a medalha de agradecimento do TCMRio às coordenadoras e coordenadores de cada uma das 17 metas. "O significado da medalha é o reconhecimento pela dedicação e sucesso de todos vocês, esse grande grupo de pessoas qualificadas e determinadas a alcançar objetivos comuns, que beneficiam os cidadãos", explicou o presidente do TCMRio.
O conselheiro Thiago Kwiatkowski Ribeiro reafirmou a qualidade do corpo técnico do TCMRio e exaltou o trabalho de Luiz Antonio Guaraná, eleito recentemente para presidir o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas. Afirmou, ainda, que as metas deveriam ser cada vez mais difíceis, porque, quando alcançadas, a população da cidade do Rio de Janeiro é beneficiada.
O conselheiro Bruno Maia de Carvalho fez coro com os conselheiros que o antecederam e enalteceu a qualidade e o brilhantismo do corpo funcional do TCMRio, o que, segundo frisou, fortalece a instituição.
Outro a se manifestar foi Dicler Forestieri Ferreira: - Estudei planejamento estratégico na minha formação na Escola Naval, mas nunca tinha visto isso na prática. Ver tudo isso ser implementado e efetivamente cumprido mostra que os sábios e estudiosos têm razão - sentenciou. Dicler também se somou aos elogios ao corpo técnico do TCMRio.
Igor Fernandes, conselheiro-substituto, parabenizou os servidores e acrescentou que, nos quase cinco anos em que está no TCMRio, pôde constatar que o corpo técnico não perde em nada para o TCU.
O coordenador do Núcleo de Planejamento Estratégico, Carlos Werneck, mencionou os principais produtos entregues ao longo dos 12 anos de efetividade do plano de metas: a implantação do Plano de Cargos e Salários, do Processo Eletrônico, do Plano Anual de Fiscalização, dos Sistemas de Acórdão, de Jurisprudência e de Benefícios, da elaboração de Manuais de Auditorias, do fomento ao Controle Social e da definição de Critérios de Seletividade para atuação do controle externo.