ATUALIZADA EM 03/01/2023
O Corregedor do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, conselheiro Ivan Moreira, presidiu hoje, 2/01, a sessão solene de posse de Luiz Antonio Guaraná, no cargo de presidente, e de Thiago Kwiatkowski Ribeiro, no de vice-presidente do TCMRio.
Embora exerça a presidência do TCMRio desde abril de 2021, Guaraná era vice-presidente e assumiu como presidente em decorrência da aposentadoria de Thiers Montebello. Em 16 de novembro de 2022, foi eleito por unanimidade para presidir a Corte, ao lado de Thiago Kwiatkowski Ribeiro, como vice-presidente. Na ocasião, Ivan Moreira foi reconduzido ao cargo de corregedor e, por isso, tomou posse na mesma sessão, enquanto que a posse do presidente e vice-presidente, eleitos pela primeira vez, de acordo com o regimento interno, deveria ocorrer na primeira sessão do ano subsequente, ou seja, hoje, 02 de janeiro de 2023.
Guaraná leu o termo de posse e agradeceu pelos votos de sucesso no desempenho da nova gestão, não só à frente do TCMRio, mas também do Conselho Nacional de Presidentes dos TCs (CNPTC), entidade que também será presidida por ele a partir deste ano.
Guaraná reiterou a importância do legado do ex-presidente Thiers Montebello: "Não podemos deixar de lembrar do presidente Thiers Montebello, uma figura com grande participação no sucesso do desta Corte. E isso se dá também pela capacidade de cada um. Conselheiros, procuradores e todo o corpo técnico, juntos para que possamos entregar à população um trabalho sempre de mais qualidade e que sirva de exemplo para os outros tribunais".
Ao tomar posse como vice-presidente, o conselheiro Thiago Kwiatkowski Ribeiro ressaltou a competência dos servidores. "É uma alegria assumir um cargo importante como esse, num tribunal de vanguarda, liderado hoje pelo presidente Guaraná e com a herança do ex-presidente Thiers Montebello".
Ivan Moreira desejou ao presidente "sorte nessa nova missão e que seja iluminado em todos os passos que der na vida". E concluiu: "Compor essa administração junto com Luiz Antonio Guaraná e Thiago Kwiatkowski Ribeiro é, para mim, uma honra. Sempre tentaremos fazer o melhor para a população".
0 conselheiro-substituto Igor Fernandes registrou "parabéns ao trio muito forte que vai dirigir o TCM. A simplicidade do presidente é uma das causas de seu sucesso, junto com sua capacidade de ouvir seus pares e beneficiar a população".
Por sua vez, o conselheiro Bruno Maia de Carvalho também parabenizou a mesa-diretora, destacando que "teremos um tribunal gerido por pessoas competentes. Quero parabenizar o presidente Guaraná que realiza um excelente trabalho tanto interna como externamente".
Na mesma linha, o conselheiro-substituto Dicler Forestiere desejou muito sucesso, harmonia e serenidade para a tomada das próximas decisões. "São pessoas de bem, que têm o melhor pensamento para beneficiar a população", afirmou.
Mais um a se manifestar, o conselheiro-substituto Emil Ibrahim parabenizou a formação da presidência e da corregedoria e finalizou: "A experiência que vocês possuem, serenidade e perspicácia para tomar as decisões".
Carlos Henrique Amorim Costa, procurador-chefe, fez coro com o elogios e votos de sucesso.
Luiz Antonio Guaraná encerrou a sessão, evocando os servidores em sua mensagem de saúde e sucesso para o ano que se inicia.