Tribunais de Contas do Pará promovem seminário sobre Educação

ATUALIZADA EM 03/08/2023

Os Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios do Pará promovem, hoje e amanhã (03 e 04 de agosto), em Belém, o 1° Fórum "A Construção de uma Agenda Comum pela Educação do Pará", com presença maciça de autoridades do Executivo e Legislativo estaduais e municipais, de agentes públicos da Secretaria Estadual de Educação, dos conselhos municipais e de conselheiros dos tribunais de contas.

Luiz Antonio Guaraná, presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), participou da mesa de abertura do evento, acompanhado dos conselheiros Thiago Kwiatkowski Ribeiro e David Carlos Pereira Neto, do secretário de segurança institucional, José Renato Torres, e do secretário-chefe de gabinete, Flavio Nunes, todos do TCMRio.

Diante de plateia lotada, Guaraná saudou todos os presentes e ressaltou a importância do tema do seminário - a Educação -, que, segundo ele, "é a mais importante das políticas públicas".

Com sua experiência de homem público há mais de 30 anos, Guaraná conhece de perto a realidade da rede pública de ensino da cidade do Rio de Janeiro. Ao assumir a presidência do TCMRio, em 2021, uma de suas prioridades foi a de colaborar para o aprimoramento da Educação. O TCMRio já desenvolvia um projeto de auditoria denominado "Programa de Visitas às Escolas", mais voltado para a fiscalização da infraestrutura das unidades escolares, bastante disseminado entre os demais tribunais de contas do país.

"Mas não é só a infraestrutura que garante a boa formação do aluno, tampouco o bom salário pago aos professores. Havia mais a ser feito para que se alcançassem bons resultados", afirmou o presidente do TCMRio.

Ao mencionar a experiência do estado do Pará em Educação, Guaraná exaltou o programa de distribuição de verbas entre os municípios e defendeu a importância do diálogo com as secretarias estaduais de educação:

- É preciso debater com os secretários de educação, que conhecem de perto a realidade. No TCMRio, tivemos a sorte de contar com um conselheiro, Felipe Puccioni, que estava cursando o doutorado na renomada Universidade de Cambridge, que ostenta alguns prêmios Nobel. Ele conseguiu entrar no Trinity College da Universidade de Cambridge. Em princípio, seu doutorado seria na área de gestão pública. Alertei para a necessidade de se dedicar à Educação, que seria de grande aplicabilidade e utilidade para o Rio de Janeiro, já que a cidade tem a maior rede pública municipal de ensino do Brasil. Acabamos por firmar um convênio entre a Universidade de Cambridge, a Secretaria Municipal de Educação e o TCMRio, por meio do qual o Puccioni está desenvolvendo seu Projeto Ciência e Gestão pela Educação - explicou.

Luiz Antonio Guaraná citou dados que ratificam a sua defesa pelo aprimoramento da gestão educacional. Afirmou que, em 10 anos, o gasto com educação no município do Rio de Janeiro saltou de 2,8 bilhões de reais para 6 bilhões. O número de professores e de escolas aumentou 10%, os professores tiveram aumento real de 70% em seus salários e mesmo a infraestrutura das escolas melhorou. "No entanto, o Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB), cujas metas sempre foram batidas na rede municipal do Rio de Janeiro, passou lá para trás. Com esse programa, começamos a estudar as melhores práticas de gestão e de que forma é possível influenciar positivamente no resultado do aprendizado", concluiu.

Ao encerrar sua participação na abertura do evento, Guaraná afirmou:
- Como presidente do CNPTC, estou hoje aqui para prestigiar o evento, mas como presidente do TCMRio, estou aqui para aprender, pois a Educação é um tema que trago dentro do coração - finalizou.

Tribunais de Contas do Pará promovem seminário sobre Educação