ATUALIZADA EM 05/10/2023
A convite do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, o presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), conselheiro Luiz Antonio Guaraná, participou na manhã desta quarta-feira (04/10), da Sessão Solene Extraordinária que outorga o Grande Colar do Mérito do TCU a personalidades e instituições que se destacaram no cenário nacional, tornando-se merecedoras de distinção especial por méritos excepcionais e contribuições relevantes para o país.
A cerimônia aconteceu na Sala Ministro Luciano Brandão e Souza, em Brasília, e os agraciados este ano foram o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal do Federal (STF), o artista plástico Jaildo Marinho, o jornalista Jânio Sérgio de Freitas Cunha, a médica neurofisiologista Márcia Waddington Cruz e o médico cardiologista Roberto Kalil Filho, além da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O Grande Colar do Mérito foi instituído pela Resolução 160 do TCU e é concedido desde 2003.
O ministro Benjamin Zymler, escolhido pelos seus pares para ser o orador da cerimônia de outorga em nome de todo o Tribunal, ressaltou a importância de cada personalidade que recebeu a maior comenda ofertada do TCU. Por sua vez, o ministro Ricardo Lewandowski falou em nome de todos os agraciados, dizendo da honra de todos que receberam o Grande Colar do Mérito serem homenageados pelo TCU.
Assim como o conselheiro Luiz Antonio Guaraná, que representou o TCMRio e o CNPTC na solenidade, diversas outras autoridades representando os Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo estiveram presentes ao evento.