ATUALIZADA EM 24/10/2023
O conselheiro Luiz Antonio Guaraná, presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), recebeu nesta terça-feira, 24/10, a Comenda Joaquim Murtinho, maior honraria concedida pelo Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT), em homenagem aos 70 anos de criação daquela Corte de Contas.
Além da medalha Joaquim Murtinho, foi concedido também um diploma a outras diversas personalidades, entre elas o vice-governador do MT, Otaviano Pivetta; o presidente da Assembleia Legislativa do MT, deputado Eduardo Botelho; a presidente do Tribunal de Justiça do MT, desembargadora Clarice Claudino da Silva; o presidente da ATRICON, o conselheiro Cezar Miola, e o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes. Outras autoridades que contribuíram para o engrandecimento do TCE-MT também foram agraciadas com a Comenda Joaquim Murtinho.
O conselheiro José Carlos Novelli, presidente do TCE-MT, agradeceu a presença dos homenageados, falando da importância de cada um deles para o controle externo. Para Novelli, "o Tribunal de Contas de Mato Grosso tem passado, tem presente e tem futuro" e que siga em frente "sendo um farol para iluminar o setor público".
O presidente Luiz Antonio Guaraná disse se sentir honrado com a homenagem e também ressaltou a importância dos Tribunais de Contas para a sociedade brasileira.
A Comenda Joaquim Murtinho foi instituída em 1997 e sua outorga é feita para pessoas que tenham zelado para o aperfeiçoamento do sistema de fiscalização e prestação das contas públicas.
Joaquim Duarte Murtinho foi um cuiabano que desempenhou papéis de grande relevância no final do século XIX e início do século XX. Médico, engenheiro e profundo conhecedor de economia, Joaquim Murtinho foi senador e ministro da Economia e da Indústria, Viação e Obras Públicas.
A cerimônia de concessão da comenda aconteceu na manhã de hoje em Sessão Solene no Plenário Benedicto Vaz de Figueiredo, no edifício-sede do TCE-MT.