TCMRio representado no Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas

ATUALIZADA EM 29/11/2023

Durante o III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, que acontece de 28/11 a 01/12, em Fortaleza, ocorreu o Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos TCs. Um dos painéis contou com a apresentação do  trabalho que resultou na definição de diretrizes de competências de liderança e gestão estabelecidas pelo Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do IRB.

A diretora de capacitação e treinamento do TCMRio, Natalia Schincariol, que apresentou o trabalho e representou o Tribunal no Encontro, destacou:

- O principal resultado do Encontro foi a recomendação para que cada tribunal de contas desenvolva pelo menos uma competência das três diretrizes de capacitação de líderes e gestores. Trata-se de um trabalho de todos os TCs voltado para a convergência e uniformização da atuação. Já há recomendação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Atricon para a formação de gestores nas principais competências, atreladas a 3 eixos: estratégia, resultados e pessoas - explica Natalia.