ATUALIZADA EM 29/11/2023
Os auditores Adriana Salgado, Ketza Cardoso e Ricardo Gonsalves, da 3ª Inspetoria Geral (3ª IGE) da Secretaria Geral de Controle Externo (SGCE) do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), participaram nesta terça-feira (28/11), do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em Fortaleza, quando foi apresentada a proposta de fiscalização ordenada nacional sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
A apresentação se deu durante reunião do Comitê Técnico de Educação, do Instituto Rui Barbosa (IRB). O CNCA trata-se de um nova política de alfabetização, lançada pelo governo federal em 2023, cuja implementação se dá por meio de estratégias de atuação destinadas à melhoria da qualidade da educação da primeira etapa do ensino fundamental e ao combate às desigualdades de aprendizagem, com a finalidade de garantir a alfabetização das crianças brasileiras.
Segundo a inspetora-geral da 3ª IGE, Adriana Salgado, a alfabetização é etapa fundamental na trajetória escolar e com essa ação os Tribunais de Contas participantes da proposta pretendem verificar como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem sido implementado em seus territórios.