Evento encerra experimento de ciência e gestão na Educação

ATUALIZADA EM 13/12/2023

Programa foi realizado em parceria pelo TCMRio, SME e a Universidade de Cambridge.

Aconteceu nesta terça-feira (11/12) workshop com os diretores e gestores das 80 escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro, que participaram nos últimos dois anos do Programa Ciência e Gestão pela Educação (PCGE), implementado em parceria pelo Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), pela Secretaria Municipal de Educação e a Universidade de Cambridge.

O evento marcou o encerramento das atividades de 2023. Os resultados de 2022 já haviam refletido positivamente no aprendizado das crianças das escolas engajadas ao projeto. Agora, com a conclusão do experimento, o resultado final sinaliza um quadro ainda mais promissor, mas os números só serão conhecidos e divulgados após apresentação científica nos meios acadêmicos formais.

O autor do projeto é o Conselheiro do TCMRio, Felipe Puccioni. Ele licenciou-se para se dedicar integralmente ao seu projeto de PhD na Universidade de Cambridge. Como sua tese dependia da implementação de um experimento aleatório de campo no Rio de Janeiro, um acordo técnico-científico teve que ser firmado entre as três entidades. Puccioni é um dos poucos brasileiros a alcançar a aprovação no Trinity College, o mais disputado college da Universidade de Cambridge. Fundado por Henrique VIII como parte da Universidade de Cambridge, onde estudaram King Charles, Sir Isaac Newton, Ramanujan, Oscar Wilde, Samuel Beckett, Bram Stocker, Robert Emmet, entre outros.

Participaram do evento final o Conselheiro Felipe Puccioni, o Secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha, e o presidente do TCMRio, Luiz Antonio Guaraná, que agradeceram aos gestores das escolas escolhidas por todo envolvimento e dedicação ao programa.

Guaraná destacou a triste notícia sobre a Educação no Brasil, com a divulgação recente do Pisa, ranking de educação mundial e aproveitou para destacar o orgulho de ter ajudado no desenvolvimento desse programa científico com o objetivo de alcançar melhores resultados, no futuro, que se reflitam na educação de gerações futuras. "Espero que daqui a 10 anos, graças ao trabalho de cada um de vocês, professores e gestores da Educação, todos nós possamos nos orgulhar de ter contribuído positivamente para a melhora dos números conquistados", disse.

O Secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha, elogiou o trabalho conjunto das instituições e o papel inovador do TCMRio, que decidiu aliar-se na busca de melhores resultados para essa importante política pública, ao invés de só manter sua atividade fiscalizadora.

Já o Conselheiro Puccioni, agradeceu a todos que fizeram parte dessa jornada e falou da ansiedade e da alegria que está sentindo nesse momento. "Está chegando a hora e daqui a pouco poderemos divulgar os resultados desse experimento, que serão importantes para a Educação brasileira", finalizou.

O experimento encerrou-se, mas Programa Ciência e Gestão pela Educação continuará a se expandir. Na sua nova fase, em 2024, será implantado em outras 120 escolas da Rede Municipal do Rio, que serão monitoradas e treinadas para aperfeiçoamento da gestão pela equipe de acompanhamento do Programa, formada por técnicos do TCMRio, da SME e da Universidade de Cambridge.

Confira o vídeo que ilustra os dois anos do Programa.

Evento encerra experimento de ciência e gestão na Educação