ATUALIZADA EM 30/01/2024
O presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) e do Conselho Nacional de Presidentes do Tribunais de Contas (CNPTC), Luiz Antonio Guaraná, participou hoje, 29/01, da reunião técnica que marcou o início da segunda fase do programa "Ciência e Gestão pela Educação" (PCGE). O encontro, que contou também com as presenças do secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, e do idealizador da iniciativa e diretor da pesquisa, conselheiro Felipe Galvão Puccioni, reuniu representantes das 120 escolas selecionadas aleatoriamente para integrar a iniciativa.
O Programa "Ciência e Gestão pela Educação" é resultante de um acordo técnico-científico entre o TCMRio, a Universidade de Cambridge e a Secretaria Municipal de Educação e atua para promover a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes da rede de educação pública carioca por meio do aprimoramento da gestão escolar. Em sua primeira fase, realizada entre 2022 e 2023, uma equipe interinstitucional formada por oito servidores ofereceu apoio para 40 escolas e obteve resultados de impacto surpreendentes.
A segunda fase, que se inicia agora, tem como objetivo expandir o trabalho realizado. Ao longo de 2024, serão 120 escolas acompanhadas por uma equipe de 23 servidores que atuarão ao lado dos gestores escolares, pensando e discutindo formas de implementação das melhores práticas de gestão em cada escola participante, com base no melhor da literatura acadêmica internacional.
O presidente do TCMRio, Luiz Antonio Guaraná, saudou os participantes e ressaltou a importância da Educação como política pública. "Quanto melhor forem as condições para que vocês possam desenvolver um bom trabalho, melhor será o nosso desenvolvimento, o desenvolvimento do nosso país e da nossa cidade. Porque as pessoas que vão fazer esse país andar para frente também estarão mais bem preparadas. A Educação é a principal política pública e o tribunal está aqui para ajudar o gestor. Não queremos somente multar, mas sim trabalhar juntos para que o objetivo final seja alcançado: o de melhorar cada vez mais a Educação dessas crianças que vão gerir a nossa cidade daqui a algum tempo", declarou o presidente.
O Conselheiro Felipe Puccioni e o Secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha, também falaram aos participantes. Puccioni lembrou que o projeto é inédito na área de gestão da educação e visa analisar a relação entre a gestão escolar e o resultado dos alunos em avaliações de larga escala. Ele mostrou o impacto que pode causar uma política ágil de gestão na Educação de acordo com as evidências de um experimento de campo aleatório. E disse que as políticas públicas falham, em regra, "por causa dos 3 i's: ideologia, ignorância e inércia. Experimentos aleatórios são a base de políticas públicas que guiam esforços de maneira objetiva, menos custosa, mais célere e mais precisa", afirmou.
Por teleconferência, o secretário Renan Ferreirinha agradeceu a participação dos professores e afirmou que os resultados verificados na primeira fase são muito impressionantes. "É um trabalho que vai melhorar a gestão das escolas, construindo ilhas de excelência não somente na cidade, mas certamente em todo o país", constatou.
Representando os professores que participaram da primeira fase do programa, as diretoras Laíse Pacheco Mota e Cynthia Tebaldi compartilharam as experiências adquiridas durante a implementação do experimento em suas respectivas unidades escolares. Ao final da reunião, ambas receberam o certificado do programa das mãos do presidente Guaraná e do conselheiro Felipe Puccioni.
Participaram do evento, além de integrantes da equipe do programa, servidores do gabinete dos conselheiros Felipe Puccioni e Bruno Maia, auditores da 3ª IGE, acompanhados da Inspetora-Chefe Adriana Salgado; a secretária-geral da Presidência, Marcia Lins, o secretário-chefe de gabinete da Presidência, Flavio Nunes, o secretário de Segurança Institucional, José Renato Torres do Nascimento, representantes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), e o Subsecretário de Articulação e integração da rede municipal carioca de educação, Hugo Nepomuceno.