Conselheiro do TCMRio recebe título de PhD pela Universidade de Cambridge

ATUALIZADA EM 02/12/2024

O conselheiro Felipe Galvão Puccioni recebeu, neste sábado, 30/09, o título de "Doctor of Philosophy (PhD)" com "A Mais Alta Distinção" da Universidade de Cambridge. A cerimônia de graduação aconteceu na histórica Great St Mary Church, onde desde o século XIII títulos acadêmicos da Universidade de Cambridge são oficialmente conferidos.

Segundo relatório dos examinadores de seu PhD, "Concluindo, esta tese é uma conquista notável que incorpora os mais altos ideais da pesquisa acadêmica. A dedicação, o rigor metodológico e a análise perspicaz de Felipe formam um trabalho de qualidade e significância excepcionais. É com grande entusiasmo que esta tese é recomendada para aprovação com a nota mais alta, reconhecendo sua profunda contribuição para a pesquisa educacional e seu potencial para efetuar mudanças significativas na política e prática educacional."

Os examinadores afirmaram ainda, "a tese não apenas atende, mas supera os mais altos padrões acadêmicos, merecendo inequivocamente aprovação com "A Mais Alta Distinção."
 
A pesquisa de Puccioni mostrou que com práticas simples e eficazes de gestão, as escolas podem dobrar sua produtividade. Alunos das escolas tratadas pelo Programa Ciência e Gestão pela Educação (PCGE) - intervenção criada por Puccioni para implementar as melhores práticas de gestão nas escolas públicas - adquiriram em 2 anos o aprendizado que as escolas não tratadas levariam 4 anos para alcançar. O programa foi implementado através de uma parceria entre o TCMRio, a SMERJ e a Universidade de Cambridge. O programa teve um custo de R$ 42,00 por aluno por ano. Um valor irrisório se considerarmos que o custo de um ano de aprendizado de um aluno no Município do Rio de Janeiro gira em torno de R$ 17.000,00.

O presidente do TCMRio, Luiz Antonio Guaraná, afirma que investir em qualificação técnico-profissional dos servidores é sempre uma ótima forma de fazer chegar ao cidadão políticas públicas de forma mais eficiente, eficaz e efetiva, "quando se descobre um diamante entre os qualificados servidores do TCMRio e se dá a ele a oportunidade em uma das mais prestigiadas universidades do mundo, berço dos grandes nomes da ciência, o resultado só poderia ser um: grau máximo para o mais novo PhD de Cambridge, ao nos presentear de forma cientificamente comprovada através de sua tese, com o caminho que leva o ensino público ao mesmo patamar daquele ministrado nas escolas particulares. E isso sem que se gaste nenhum real a mais do suado dinheiro que o cidadão paga sob a forma de impostos. Nosso quadro técnico, que de tão qualificado, passou a integrar há alguns anos o corpo deliberativo dessa corte de contas, é motivo de orgulho para todos nós!

Quem está de parabéns hoje, são todos os Cariocas!" E Guaraná  conclui, "a você, amigo Puccioni, mais do que congratulações, o nosso muito obrigado!"

O Trinity College é o college mais prestigiado dos 33 colleges que compõem a Universidade de Cambridge, na cidade de Cambridge, no Reino Unido. Ele foi fundado pelo rei Henrique VIII, em 1546, como parte da Universidade de Cambridge, e possui 34 Prêmios Nobel dos 125 prêmios da Universidade de Cambridge. Entre seus ex-alunos estão vários presidentes, reis, primeiros-ministros e cientistas. O seu mais eminente membro foi Isaac Newton, considerado o pai da física moderna. Outros famosos que lá estudaram foram os reis Charles III (atual Rei do Reino Unido) e George IV; Lord Byron; Alan Turing, considerado o pai da computação; o naturalista, geólogo e biólogo Charles Darwin; o físico e químico Ernest Rutherford; e o grande matemático indiano Srinivãsa Rãmãnujan, retratado no filme "O Homem que Viu o Infinito", entre outros grandes cientistas. O conselheiro Puccioni, que começou seu PhD em outubro de 2020, em plena pandemia,  agora faz parte do seleto quadro de "alumni" do Trinity College e da Universidade de Cambridge.

Confira alguns detalhes sobre o PCGE  na matéria do Fantástico:
https://globoplay.globo.com/v/12738510

Conselheiro do TCMRio recebe título de PhD pela Universidade de Cambridge