Prazos para o empréstimo:
Livros - 14 dias / Livros de Leitura e Lazer - 30 dias
Periódicos e demais publicações - 7 dias
Obras de Referência (códigos e dicionários) - 1 dia
As renovações:
1. Dentro do prazo podem ser feitas por telefone (ramais: 3647 / 3781) e/ou e-mail:(dbd@tcmrio.tc.br)
2. Podem ser realizadas até 03 (três) renovações, desde que não haja reserva para outro usuário.
Os objetivos deste estudo, são averiguar e propor procedimentos internos de integridade aplicáveis no âmbito da governança das organizações públicas e de seus processos de licitação e contratação, em cumprimento às diretrizes estabelecidas em acordos internacionais e normas internas.
O autor trouxe, por exemplo, as seguintes discussões nesta edição renovada: os avanços da legislação trabalhista chinesa; novos comentários sobre terceirização em atividades-fim das empresas; empregabilidade e as modalidades de trabalho não presenciais em face das medidas preventivas de isolamento social contra o contágio pelo Coronavírus.
Este livro foi concebido a partir da consolidação de um alicerce teórico doutrinário robusto para o instituto e desenvolvido com um enfoque eminentemente prático, claro e objetivo, voltado para a solução de problemas reais e contemporâneos na realidade da gestão pública no Brasil.
Os danos ambientai transcendem os limites de espaço e tempo. Uma poluição marítima causada por derramamento de óleo poderá disseminar-se por águas territoriais de diferentes países, afetando várias comunidades, em virtude de seu alcance internacional. Esses danos podem produzir efeitos no presente e no futuro, sem que se possa prever o impacto temporal.
O propósito da obra é dar ao leitor as ferramentas necessárias para um estudo que dê embasamento teórico sem se afastar da prática, permitindo a solução de problemas reais e com foco nos contratos administrativos.
Obra extremamente útil para auxílio no caminho de mudança de um estado-provedor para um estado-regulador: compreensão e implementação são os grandes desafios.
A obra enfoca o tema da educação profissional e tecnológica sob a perspectiva jurídica. Dada a qualidade do trabalho e a escassez de bibliografia jurídica sobre o tema.
Assim como faz a reflexão nos marcos da abordagem Direito e Políticas Públicas, buscando clareza metodológica para suas principais perguntas a respeito do papel do direito como referência e instrumental para a realização de objetivos socialmente relevantes e politicamente determinados.
Este trabalho apresenta de forma completa o Direito das políticas públicas em todo o seu ciclo, incluindo reflexões sobre a forma de conhecer as políticas públicas, assim como critérios de Justiça para a crítica do seu regime jurídico. Por outro lado, as reflexões advindas da Ciência Política não focam nos aspectos jurídicos das políticas públicas, aspectos esses que são foco do estudo.
O propósito desta obra é compreender os fatores históricos e analisar as políticas públicas gestadas desde o advento da Constituição de 1988, para reverter a situação do Brasil, que sempre figura em posições desfavoráveis, em análises internacionais, sobre prestígio e remuneração dos docentes da educação básica pública.
A obra tem como objetivo a análise do Princípio Constitucional da Precaução como instrumento de tutela do Meio Ambiente e da Saúde Pública.
O livro apresenta a Carta de São Luís do Maranhão, documento histórico dentro da área jurídica ambiental, e também traz os seguintes estudos: Negócio imobiliário em greenfield urbano: aspectos, teorias e instrumentos inerentes ao licenciamento ambiental, Relevância e classificação das unidades de conservação - Prevenção ou Precaução?
O artigo 225 da Constituição Federal e o dever de preservar os bens ambientais.
A obra trata do Direito Tributário Ambiental brasileiro, sistematizando a Teoria Geral do Direito Tributário Ambiental, e, especificamente, trata do IPTU, seus contornos constitucionais e sua regra matriz de incidência tributária, enfatizando o estudo da progressividade como instrumento da Política Urbana e da preservação do Meio Ambiente Urbano.
A obra avalia a Política Pública Nacional de Resíduos Sólidos sob a perspectiva dos Planos Estaduais de Resíduos Sólidos - PERS, tendo como foco a Política Pública, a Gestão (compulsória ou associada) e a Sustentabilidade (econômico-financeira).
Os autores são especialistas no tema, propõem-se a apresentar e a analisar como essas duas concepções (Governança e Sustentabilidade) interrelacionam-se, aproximando-as e, assim, corrigindo equívocos, tanto na literatura quanto na prática pública, que insistem em negar-lhes um caminhar sinérgico.
A obra discute as implicações da introdução do princípio do desenvolvimento nacional sustentável na Lei nº 8.666/93, definindo seu alcance prático e os problemas para sua plena adoção. Aborda, com fundamentos do Direito, Economia, Filosofia, Sociologia e Física, além do estudo de casos e levantamento jurisprudencial, a dialética existente entre antigos e novos conceitos aplicados à licitação, acentuando as forças e deficiências de cada um, bem como afinidades e contradições.
Esta obra apresenta o resultado de uma profunda pesquisa sobre a situação da educação no Brasil desde o império até a contemporaneidade. O objetivo é contribuir à implementação de uma política pública nacional capaz de garantir educação de qualidade para todos, bem como enfatizar a urgência da concretização do direito à educação, priorizando a erradicação do analfabetismo e a universalização da educação básica.
A obra visa trabalhar com o Direito Tributário sob o viés de um novo paradigma: o Meio Ambiente. Na Europa, a reforma da sustentabilidade, para a introdução dos tributos ecológicos ou com elementos ecológicos, iniciou-se na década de noventa; no Brasil, a reflexão ainda é muito incipiente. No texto há a preocupação de como o Direito Tributário pode influenciar na adoção de comportamentos sustentáveis.
Com esta obra a autora contribui para a condução mais objetiva e eficiente das contratações públicas, atendendo as necessidades do dia a dia, mas sempre rumo ao desenvolvimento sustentável.
Na obra o autor propõe analisar o papel dos Tribunais de Contas na avaliação dos riscos inerentes às infraestruturas de serviços públicos das cidades digitais, pressuposto da Governança cibernética, com o intuito de proteger a sociedade da informação.
Obra em quatro capítulos:
Capítulo I - centrado no sistema econômico e, em especial, pelo viés dos dogmas liberais e suas consequências. Foca nas relações entre a economia e a sociedade (Estado Liberal versus Estado Social) e as suas várias teses e vertentes.
Capítulo II - aborda o sistema ambiental, verificando como as questões ambientais foram sendo paulatinamente enodadas nos anteriores (e já conhecidos) debates (não necessariamente jurídicos) econômico e social (nessa ordem).
O Capítulo III - é essencialmente normativo, apresentando o assentamento jurídico-internacional da preocupação ambiental e do princípio da sustentabilidade.
O Capítulo IV discute, sob o aspecto da jusfundamentalidade (= direitos fundamentais), o Estado Sustentável, verificável pela percepção da sustentabilidade como direito humano-fundamental (e, portanto, elemento integrante do Estado).
O Controle Democrático da Administração Pública é instrumento de promoção de igualdade, transformação social e distribuição de justiça. Fomentar a necessidade de maior conhecimento dos meios de controle da Administração Pública em linguagem clara e acessível ao grande público - eis o intento maior deste livro.
A obra, em seus doze capítulos, aborda os diversos meios de controle da Administração Pública Direta e das entidades integrantes da Administração Indireta, entre as quais, as Agências Reguladoras.
Nesta obra, a autora discorre sobre os programas de compliance no âmbito das licitações públicas e contratos administrativos sob a perspectiva da Lei nº 12.486/2013 (Lei Anticorrupção).
Atualizada conforme a Nova Lei de Licitações (Lei Federal n° 14.133/2021) e a ISO 37.301/2021.
Esta edição abriga revisão, atualização e acréscimos, inserindo-se, por exemplo, matéria sobre o estatuto Jurídico das estatais, o regime especial dos precatórios, a regularização Fundiária urbana.
Na obra, examinam-se inúmeras questões enfrentadas no dia a dia do serviço público, como previdência social, regime jurídico, benefícios previdenciários, acumulação de cargos, limite remuneratório e fiscalização pelos Tribunais de Contas, entre outros temas, aliando a teoria à prática.
A obra tem como eixo central a Lei Geral de Concessões, a 8.987/1995, foi revisada, atualizada e significativamente aumentada. Levando em conta todas as espécies de parcerias (autorizações, concessões, permissões e parcerias público-privadas), em seu ciclo de vida integral, com foco na legislação dos principais setores da infraestrutura brasileira.
Esta obra trata dos principais assuntos relativos à matéria gestão de contratos inserida numa visão sistêmica, seguindo o raciocínio do processo de contratação, inaugurando os procedimentos da Lei nº 14.133/2021. Esse processo exige bastante conhecimento do gestor, comporta um arcabouço imenso de legislação a ser conhecida e aplicada no dia a dia, que se inicia desde a fase de planejamento da licitação, passando pelos principais documentos (artefatos) do processo, tais como Estudo Preliminar, Projeto Básico e Termo de Referência.
Revista e atualizada até a Emenda Constitucional nº 128, de 22/12/2022;
Medida Provisória 1.154, de 01/01/2023, que etabelece a organização básica os órgãos da Presidência da República e o Ministérios.
O presente livro reúne textos cujo elo é a incidência da supremacia da Constituição na definição de uma política de contratações pela Administração e nos balizamentos infraconstitucionais fixados para o seu adequado cumprimento, vinculante, no presente e no futuro previsível, de todos os agentes públicos, sob pena de responsabilização.
De modo inovador, a obra propõe um pacto de partilha das instituições de controle com a sociedade da desconfiança, sob a forma do sharing control. Um controle exponencial, alargado pela sua dimensão substantiva, que passa a exigir dos governantes não somente a clássica Responsabilidade Financeira, Orçamentária e Patrimonial, mas uma nova dimensão, a da Responsabilidade de Governo. Um controle preocupado não apenas com os números, mas com o que eles representam, contribuindo para que as políticas públicas possam se traduzir em um bem-estar ético e sustentável.
Esta obra é o produto do Grupo Interativo de Gestão do Conhecimento e Inovação - GIGCI que atua como parte da SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Singrando entre alguns temas como: Cogeração do conhecimento; análise de valores pessoais e organizacionais; implantação de gestão; modelos e estratégias; e estudos de casos, a obra materializa o conhecimento criado por um grupo no qual participam mais de 30 empresas de grande, médio e pequeno porte.
O enfoque analítico utilizado na obra é relativo à análise macroeconômica, mas há textos que apresentam uma abordagem mais ampla, envolvendo ideias pertinentes a áreas das ciências sociais afins à economia. Os artigos desta coletânea são divididos entre as décadas abordadas.
Pessoas se colocam à parte da natureza. Reflexão traz perspectiva da necessidade de nos reaproximarmos do universo natural.
Hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é celebrada desde 1972, depois de ser instituída durante uma Assembleia Geral da ONU. Ao longo desses 51 anos, o dia passou a ser um período inteiro de debates sobre as problemáticas que envolvem a natureza do planeta como um todo e, sem dúvida, representou avanços na conservação e na conscientização.
Tema do Dia Mundial do Meio Ambiente, que este ano é #CombataAPoluiçãoPlástica,
Por Lizzy Martins, Terra da Gente
Através de uma interação entre as linguagens jurídica e institucional, a presente obra foca nos impactos da Lei de Improbidade Administrativa reformada no controle da Administração Pública brasileira, com ênfase no controle externo exercido pelos Tribunais de Contas, a partir de um recorte em torno dos parâmetros normativos inaugurados pela Lei nº 14.230, de 25 de outubro de 2021, a exemplo: o incremento das condições de procedibilidade, o alargamento do ônus argumentativo decisório e a exigência do dolo na processualização e responsabilização pela prática de atos de improbidade administrativa.
A publicação comemorativa marca os cinco anos do Grupo de Trabalho para fortalecimento e acompanhamento da política institucional de ações afirmativas.
A obra reúne as muitas iniciativas e avanços para uma Defensoria mais diversa, implementados com vistas à equidade de gênero e raça, e à inclusão.
O objetivo geral deste trabalho é analisar a existência de critérios de sustentabilidade nas licitações realizadas em três órgãos públicos, representativos de cada poder, sendo estes o Exército Brasileiro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e a Câmara dos Deputados. Pretende-se evidenciar a real possibilidade de realização de processos licitatórios voltados também à sustentabilidade, fomentando a criação e o comércio de produtos e serviços ecologicamente corretos e objetivando a melhora da qualidade de vida de toda a população.
A obra é um forte testemunho sobre a importância da Educação, da Ciência e Tecnologia para se construir a Sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica, em todas as escalas, em todos os lugares, e em todos os processos de formação da cidadania.
Este livro é um convite para conhecer as iniciativas que estão acontecendo no Brasil e entender melhor sobre os conceitos dos ODS e da agenda 2030.
Obra contendo quinze capítulos, com conceitos das matérias afins, questões de concursos, dicas de provas.
"Por meio de temáticas específicas, referidas aos mesmos recortes temporais, mas não se deixando por eles aprisionar, elas contam de modo instigante histórias que dão vida à cidade na qual os leitores vivem e convivem, contribuindo, elas também para a constituição de identidade, a construção da cidadania e a ressignificação da memória."
Prof. Dr. Ilmar Robloff de Mattos
"O resultado é o que todos nós queremos: um controle de legalidade que possa, a um só tempo, assegurar o estrito cumprimento dos princípios e normas que regem a vida administrativa, com transparência e retidão, e atrair para a gestão pública os profissionais mais sérios, habilitados e competentes, que possam contribuir para o país de modo eficiente e sem medo de inovar."
Nota dos autores (trecho)
A pesquisa realizada neste livro direciona-se para a análise das Instituições Superiores de Controle - ISCs (Supreme Audit Institutions) no Brasil, tendo por referencial o reconhecimento do direito fundamental à boa administração pública como vetor a exigir a atualização dos modelos de controle da gestão financeira estatal e do desenho de seus organismos.
A obra é dividida em três partes: a primeira, voltada ao delineamento jurídico da discricionariedade administrativa e aos limites do controle judicial; a segunda, direcionada à implementação dos direitos sociais; e, a terceira, afeta à proteção do meio ambiente, em que também aflora o poder de escolha da Administração Pública.
Esta versão vem com novidades, além da atualização dos novos dispoitivos legais....
Obra apresentada em um único volume, a Legislação ligada à administração municipal, às Políticas Públicas, ao Licenciamento, à Fiscalização e, finalmente, às Áreas Protegidas municipais.
Ilustrado por mapas, num total de trezentos e quarenta dispositivos publicados na íntegra.
As concepções capitalistas de progresso com crescimento sem limites da economia conduziram o planeta a uma crise ambiental sem precedentes. A ecologia política visa desconstruir essa racionalidade insustentável e impulsionar ações sociais para a construção de um futuro sustentável, reorientando o desenvolvimento das forças produtivas, recriando as formas de sociabilidade e reconfigurando as relações de poder.
Todo esse material reunido pelo autor, um dos maiores gramáticos de nossa língua, constitui a mais completa soma de fatos gramaticais e soluções de dúvidas de português.
A obra está em consonância com as regras do novo Acordo Ortográfico.
A obra discute as más práticas da escrita jurídica brasileira em face dos princípios universais de estilo. Não existem regras em estilo, somente princípios.
Conhecer os princípios de estilo capacitará o profissional a escrever bem e revolucionará a maneira de como convive com o mundo escrito.
Integralmente redigido segundo o Acordo Ortográfico, apresenta as novas regras de acentuação, hifenização e grafia. Trazendo: pronúncia de palavras estrangeiras, nível de uso, sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos e regionalismos, vocabulário técnico e científico, termos atuais relacionados à informática, internet, ciências e tecnologia, e muito mais.
Inclui código de acesso ao Dicionário Digital.
Esta obra é muito mais do que um vasto levantamento de ideias ou teorias organizadas em torno de um tema. De leitura agradável e estimulante, o ponto forte deste livro de Isabella Pearce é desenvolver uma construção atemporal ? paulatinamente pensada, detalhadamente descrita e juridicamente fundamentada ? sobre o princípio do desenvolvimento sustentável.
Apresenta as bases teóricas necessárias à compreensão crítica do Direito Administrativo, além das mais significativas posições doutrinárias e o entendimento jurisprudencial dos Tribunais Superiores, sempre acompanhados da opinião fundamentada do autor, e com menção aos respectivos Informativos.
Em acordo com: proteção de dados pessoais - EC 115/2022, Lei 14.460/2022, Lei 14.424/2022, Estatuto da Pessoa Idosa -Lei 14.423/2022, Lei 14.421/2022, Dec.11.317/2022.
Edição revista, atualizada e ampliada.
Com o objetivo de auxiliar todos que lidam com a matéria, assim a obra foi elaborada. Sua divisão em seis capítulos tenta abranger toda a disciplina, de forma a ser utilizada em cursos de graduação, ou preparatórios, ou no cotidiano com questões orçamentárias.
Ao final de cada capítulo inclui: quadro sinóptico, súmulas e jurisprudência aplicável, questões com gabarito anotado.
A obra conta ainda com: tabela, esquemas e quadros, destaques em cores diversas no mais importante, questões de concursos.
Nesta edição, a obra mantém sua proposta de tratar sobre cada um dos dispositivos desta Nova Lei, além dos comentários aos dispositivos licitatórios da LC 123, de 2016, com comentários, artigo a artigo, que trazem reflexões e propostas para a compreensão da norma jurídica que será construída a partir do texto aprovado pelo legislador.
Atualizada de acordo com recentes posições doutrinárias, jurisprudenciais e normativas.
O tema deste trabalho é a corrupção. Um mal que assola a sociedade brasileira, desde seus primórdios, cujos efeitos deletérios privam boa parte da população do exercício satisfatório de seus direitos mais elementares. Com a atuação do Tribunal de Contas, instituição que possui estrutura, competências e instrumentos para se firmar como um importante personagem do enredo direcionado ao combate às práticas corruptivas, era o que faltava para uma abordagem mais efetiva e eficaz.
"O singular desta obra é a articulação inteligente que faz entre uma prática de toda uma vida com reflexões bem fundadas e contextualizadas no quadro da atual situação do Brasil, marcada por um radicalismo político de extrema direita, pela violência simbólica nas mídias sociais e pela violência real especialmente contra os que vivem nas periferias pobres, particularmente jovens, negros e mulheres."
Leonardo Boff
Esta obra tem como objetivo delinear a congruência entre o investimento público e a busca pela qualidade da educação no Brasil, apresentando o conceito do custo aluno-qualidade, ainda pendente de regulamentação no país.
A obra inclui produções inditas sobre temas de alta relevância social, como: educação, saúde, segurança pública e mobilidae urbana; quetões essenciais para boa governança, como responabilidade fiscal e planejamento adminitrativo, além de assuntos instigantes como governança metropolitana e administração pública digital.
Trata-se de um trabalho intenso e bastante colaborativo, contando com a participação de autores de todos os cantos do Brasil, abrangendo um número imenso de temas e problemas processuais, todos ligados ao CPC/2015, com as mais variadas perspectivas teóricas.
Edição revista e atualizada.
Trata-se de uma coletânea dos resultados obtidos na inspeção dos sistemas de gerenciamento dos resíduos sólidos em dezeseis municípios do Estado do Amazonas, onde foi possível relatar a situação real de como se encontra o destino final dos resíduos sólidos no AM e a ausência total de políticas públicas, seja federal, municipal ou estadual. Este projeto foi executado por professores da Universidade do Estado do Amazonas através do convênio com o Tribunal de Contas do Estado.
A obra se propõe a preencher essa lacuna a partir de uma interpretação sistematizada do texto constitucional e da análise de conceitos e ritos ligados a ramos processuais de aplicação subsidiária ao processo de controle externo, colacionando jurisprudência atualizada do TCU sobre direito processual e responsabilização de agentes públicos e privados.
Este trabalho tem por objetivo demonstrar que o controle exercido pelos Tribunais de Contas deve ser um instrumento de efetivação das políticas públicas, a partir da contextualização do controle com os novos paradigmas apontados pela doutrina contemporânea e em conformidade com os ditames constitucionais.
O autor decidiu por esta obra literária para proporcionar leitura, consultas e estudo sobre o trabalho exercido na fiscalização do bem público. Este livro traz exemplos de processos transitados e julgados a fim de esclarecer dúvidas e propiciar informação segura sobre esse trabalho.
Na obra é apresentada a estrutura político-administrativa brasileira, além do orçamento público em si. Tudo é tratado com uma concepção moderna, sempre levando em consideração que a informação contábil é elemento fundamental de toda a dinâmica do processo que objetiva alcançar as metas governamentais.
Os tribunais de contas englobam o sistema de controle externo, que tem como finalidade fiscalizar os atos praticados pela Administração Pública. Para tanto, os tribunais de contas dos estados se comunicam (acoplam) com outros sistemas de justiça, buscando efetividade em suas ações. Assim, esta obra se propõe a provocar o leitor a novos caminhos que podem ser tomados pelas cortes de contas.
A leitura da obra que agora vem a lume, com a conclusão de cada tema exposta de forma séria e encadeada, poderia até deixar a ilusão de que as questões postas a exame do Tribunal de Contas e julgadas pelo Conselheiro Durval são descomplicadas.
O tema é atual e de extrema relevância para o País, pois envolve a ética na gestão de recursos por parte dos agentes públicos e dos particulares que se relacionam com a Administração Pública.
O objetivo principal da obra é elevar a compreensão da matéria. Por essa razão, em seu conteúdo, procuramos destacar, priorizando as teorias e os conceitos, a relevância da atividade financeira do Estado, que se faz necessária para permitir o atendimento das necessidades das pessoas, por meio das políticas públicas, além de promover a justiça social, a geração de oportunidades, a distribuição da riqueza e o desenvolvimento sustentável do Estado.
"O que se pretende com esse trabalho é, de alguma forma, contribuir para a realização das árduas atividades de interpretação e de aplicação da matéria tributária.
Espera-se que as ideias desenvolvidas e as propostas apresentadas ao longo do trabalho posam de alguma forma colaborar para as reflexões e estudos do tema em questão."
A obra traz o Regulamento do IR (Decreto 9.580/18), anotado e comentado, incluindo jurisprudência administrativa (RFB e CARF) e judicial (STJ e STF) atualizada.
Coordenadores: Guilherme Jardim Jurksaitis e Lívia Marques M. de Almeida
"O que se vê nesses estudos, tão bem coordenados por seus organizadores, é a seleção de temas de enfrentamento cotidiano na Corte de Contas, cujas conclusões não raro foram construídas ao longo do tempo, com as necesárias calibragens que cada caso concreto nos impõe e, em algumas oportunidades, com alterações relevantes de entendimento, como é próprio da dinâmica de um órgão colegiado."
Renato Martin Costa (Conselheiro do TCE-SP)
Pioneiro no país, o presente livro analisa com acuidade e completude a nova sistemática das licitações e contratações administrativas introduzida pela Lei 14.133, de 01 de abril de 2021. Os quarenta e quatro capítulos do livro estão distribuídos em três partes: Licitações, Contratos Administrativos e Direito sancionatório/controle e disposições gerais.
A presente obra estuda, sob novas perspectivas, - quanto à sua natureza, a importância e atuação -, além de se esclarecer a competência dessas Cortes em apresentar a palavra final no julgamento das contas dos ordenadores de despesa.
A obra versa sobre o papel dos tribunais de contas na efetivação do direito fundamental ao bom governo. Convida-se o leitor a conhecer as causas subjacentes da corrupção e os motivos de fracasso de reformas institucionais.
O enfoque principal da obra é a auditoria independente das demonstrações contábeis, suas finalidades, técnicas e relatórios, em linha com a legislação profissional de contabilidade.
Esta obra avalia especificamente a possibilidade de aplicação dos princípios da legalidade penal, da retroatividade benéfica, da intranscendência da pena e da individualização da pena, ainda que com ajustes, no âmbito do Direito Administrativo Sancionador.
Ponto alto da obra é a realização da conexão entre a boa administração pública e os direitos fundamentais, conseguindo a autora sustentar a tese de que o princípio da boa administração adquire a natureza de direito fundamental à luz do ordenamento jurídico brasileiro.
O objetivo principal desta obra é investigar a relação da causalidade entre o poder político, o poder econômico e o poder social. Para o autor, a complexidade da interligação entre esses três poderes deve ser analisada de forma mais profunda.
A obra apresenta, com muitos exemplos, um curso detalhado de Amostragem Básica que, aplicável a qualquer área do conhecimento humano, privilegia as questões vivenciadas por auditores, inspetores, controllers e fiscais.
A obra trata do fenômeno, cada vez mais intenso e complexo, relacionado ao sistema jurídico-normativo da responsabilidade dos gestores. Parte da clássica tríade penal, civil e administrativa, para alcançar outras esferas de responsabilidade que adentram os campos do Direito Político, Financeiro e ramos de natureza híbrida, como os operacionalizados pela lei de improbidade e pelas leis dos crimes de responsabilidade.
A obra coletiva trata dos temas mais prementes para a compreensão da Lei 14.133/2021, a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, sob o enfoque da ideia-chave da governança.
O controlo financeiro externo, expressão máxima do princípio do consentimento político parlamentar orçamental, tem vindo a ganhar uma importância crescente, face à teorização do controlo financeiro e às exigências sociais de controlo por parte dos cidadãos.
O presente livro consolida reflexões sobre o TCU e sua jurisprudência construídas a partir de pesquisas empíricas do Observatório do TCU da FGV DIREITO SP + Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP).
A excelência da obra se revela por si só e foi assegurada sua continuidade, como instrumento de trabalho de aplicador do Direito, pela presente reedição, com a atualização dos temas e da jurisprudência, em face da Lei nº 12.016, de 07.08.2009. Pelo seu estilo e sua apresentação, destina-se tanto aos advogados, magistrados e membros do Ministério Público como aos estudantes de Direito que se interessam pela matéria.
O objeto principal desta obra é a análise das funções dos Tribunais de Contas brasileiros e sua contribuição para a boa gestão administrativa. Esclarece-se, desde já, que o estudo pretende fazer uma pesquisa do controle administrativo pelos TCs brasileiros da aplicação dos recursos públicos, bem como saber os principais limites de suas atuações como órgãos controladores da Administração Pública.
Trata-se de estudo de notória conveniência e oportunidade, pois os tipos penais analisados descrevem comportamentos humanos extremamente lesivos, em sua maioria relacionados aos processos de licitação, configurando verdadeiras formas especializadas de corrupção, cuja prevenção e repressão são pautas verdadeiramente emergenciais para o nosso país.
A obra é indicada tanto para quem busca o primeiro contato coma disciplina, como para quem deseja ampliar seu conhecimento sobre os conteúdos nela abrangidos.
O controle preventivo das contas públicas e o paradigma da consensualidade administrativa.
"O estudo é atual, relevante e recomendado a todos os estudantes e profissionais do Direito, pois discorre sobre um tema necessário à garantia da atuação dos Tribunais de Contass de acordo com os princípios constitucionais. Isso certamente assegurará o melhor funcionamento desses órgãos, que são essenciais à fiscalização da eficiência dos serviços prestados à sociedade."
Gilmar F. Mendes
Esta obra trata das organizações e das pessoas que delas participam, além da interação entre ambas. Ela introduz, com uma visão mais humana e estratégica, uma nova abordagem a ser aplicada nos recursos humanos.
O princípio da praticidade é de extrema importância ao sistema tributário nacional, sobretudo como ferramenta para superar os obstáculos que há muito impedem uma gestão eficiente da administração tributária.
A obra compreende:
O Contexto Histórico;
As diretrizes;
A Construção das NBCASP;
E a Busca dos Princípios de Contabilidade.
A obra destina-se a quem tem o dever de prestar contas ou o direito de recebê-las. Recomenda-se a sua leitura para quem prepara as contas e para quem as analisa, como os peritos em contabilidade, advogados e magistrados, em decorrência da sua forte característica de aplicação prática e teórica, sendo indicada como um guia geral de fundamentações.
Com seriedade acadêmica inegável, a presente obra contribuirá certamente com a pesquisa jurídica e a necessária discussão acerca da estruturação do Estado Democrático e Social de Direito.
A presente obra versa sobre as consequências políticas inerentes à atuação do Sistema Nacional do Tribunal de Contas.
A presente obra aborda o controle externo da legitimidade do gasto público realizado pelos Tribunais de Contas no Brasil. Partindo dos paradigmas que vão nortear o controle externo da administração pública. Trata das competências constitucionais dos TCs e o seu poder sancionatório. Ao final, aborda a práxis do Tribunal de Contas da União para verificar como tem sido feito o controle de legitimidade do gasto público no caso concreto.
Este livro, agora atualizado com as diretrizes do Novo Código de Processo Civil, sistematiza aspectos relevantes sobre a perícia contábil, abordando temas como: prova pericial, exercício profissional da função pericial contábil, a perícia no Código de Processo Civil, e outros.
Intrumentos para a unificação de critério administrativo em matéria tributária
Com as importantes alterações legislativas do direito brasileiro, o presente livro pretende abordar analiticamente o tema da continuidade jurídica, mostrando como se diferencia de outros parâmetros de segurança jurídica, como é um conceito que pode reconduzir todos os atos jurídicos estatais a um mesmo referencial aproximando todas as formas de estabilidades processuais em qualquer tipo de processo.
Esta obra, organizada em sete partes, aborda os fundamentos da Administração, o contexto em que as empresas operam, o planejamento, a organização, a direção e o controle da ação empresarial e a administração da ação empresarial.
Esta edição tem como novidade o acesso à Sala de Aula Virtual Chiavenato Digital, onde se encontram conteúdos complementares à obra.
O livro aborda, todo o conteúdo programático cobrado nos concursos, com ampla variedade de noções e conceitos da Administração Geral e Pública.se mister.
O autor analisa os aspectos históricos do surgimento do Estado moderno e os motivos pelos quais se obedece à ordem jurídica estatal, trabalhando os conceitos de justificação, legitimidade e legalidade do poder.
Este livro tem como objetivo definir contornos das cláusulas pétreas tributárias e financeiras, considerando que tal escopo somente será plenamente atingido pelo correto equacionamento de alguns dos temas mais relevantes da teoria e da filosofia constitucional contemporânea: constitucionalismo, democracia, direitos fundamentais, federação e separação de poderes.
A obra aborda o controle de constitucionalidade, com ênfase na previsão trazida com a Constituição, atentando-se para as peculiaridades do controle concreto e do controle abstrato, tanto da norma federal, como da norma estadual.
O presente trabalho traz sugestões variadas, de entendimento simples e eficaz nos procedimentos rotineiros que nortearão as ações da Administração Municipal no seu aspecto de economicidade, fazendo com que todos os seus atos sejam previamente analisados.
A obra, além de assegurar a observância às normas legais e regulamentares, reduzindo o risco de restrições por parte do controle externo e do controle social, traz inúmeros outros benefícios, como a possibilidade do aumento da eficiência e eficácia da administração, uma melhor qualidade da informação e maior proteção ao patrimônio público.
A obra reúne um conjunto de artigos publicados de 2012 a 2019 com reflexões acerca do exercício do controle externo na sociedade brasileira e do futuro dos Tribunais de Contas no Estado Democrático.
Esta obra examina minuciosamente todas as alterações promovidas, indicando as repercussões acarretadas na disciplina original.
Anexo com tabela comparativa:
Lei 8.429/1992 x Lei 14.230/2021
Edição revista e ampliada, trazendo: os bastidores da criação, Estrutura lógica de funcionamento, Controles contábéis do PPA, PLOA, Orçamento e Restos a Pagar, Controles da Programação Financeira, Mecnismos de Consolidação, Regras de Integridade.
Trata-se de um guia, ou seja, de um instrumento que permite aos usuários do Direito se localizarem mais facilmente no mundo do Direito Comercial.
Edição revista e atualizada, de acordo com Comunicação Processual por Meios Eletrônicos - Lei 14.195/2021
Os pontos de destaque para a discussão da improbidade, nesta obra, residem na análise jurisprudencial profunda promovida pelo autor. Além disso, também uma análise detalhada do direito comparado.
A obra trata de tema de grande aplicação prática, já que envolve pessoas estatais, pessoas privadas, agentes públicos e terceiros a eles associados. A ação de improbidade administrativa é, por certo, o mais poderoso instrumento de combate aos atos de improbidade cometidos contra a Administração Pública.
Neste livro, o autor enfrenta com profundidade e de maneira deveras proficiente cada aspecto da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Os crimes contra as finanças públicas tipificados no Código Penal foram objeto de exame e, por fim, houve merecido destaque para os atos de improbidade administrativa.
O medo no processo de tomada de decisão, o risco e a fuga da responsabilização dos agentes públicos dos órgãos de controle externo estão em evidência no Direito Administrativo contemporâneo. Paralisia decisória ou "apagão das canetas" são conhecidas manifestações do problema.
O livro tem por diferencial ser o primeiro a tratar com profundidade o fenômeno.
Nesta edição foi introduzido tópico para destacar a análise das aplicações do princípio da solidariedade contributiva, cuja relevância tem se manifestado com grande visibilidade em estudos recentes.
A obra apresenta conteúdo digital.
O tema tem, seguramente, grande impacto no estudo doutrinário do direito administrativo econômico, com capital relevância prática para a escolha administrativa em sede de setores complexos, nos quadros do sistema jurídico em nosso país.
Na obra o conteúdo desenvolvido atende às Leis 11.638/07 e 11.941/09, as Normas Brasileiras de Contabilidade (Pronunciamentos Técnicos CPC), principalmente a NBC TG 16 (R2).
Na obra o autor sustenta que o orçamento não apenas autoriza as despesas, mas as impõe. Mais do que isso a partir de uma teoria de gastos fundamentais, a impositividade se entenderia também ao legislador na elaboração da peça orçamentária, de modo a atender a demandas essenciais da sociedade previstas na Constituição.
Este volume é dedicado ao tema Valores e Princípios Constitucionais Tributários, e compreende a problemática dos valores da liberdade fiscal, da justiça tributária, da segurança dos direitos do contribuinte e da solidariedade.
Obra atualizada e revista, em acordo com a Lei de Modernizaçaõ do Ambiente de Negócios - Lei 14.195/2021; Nova lei de Licitações - 14.133/2021; Princípios, Regras e Instrumentos para o Governo Digital - Lei 14.129?2021.
Esta edição foi revista, atualizada e ampliada
Em acordo com: Lei de modernização do ambiente de negócios - Lei 14.195/2021
Lei do superendividamento do consumidor - Lei 14.181/2021
A Lei 14.133/2021 representa um rompimento com o modelo legislativo da Lei 8.666/1993. A nova Lei aproveita as experiências do pregão (Lei 10.520/2002) e do RDC (Lei 12.462/2011).
A obra é apresentada em Volume único com Parte Geral e Parte Especial, trazendo diversos casos práticos para exemplificar e fixar o conteúdo, informativos do STF (até edição 1.042, de 11 de fevereiro de 2022) e do STJ (até edição 723, de 7 de fevereiro de 2022), Jurisprudência em teses do STJ (até edição 185, de 10 de fevereiro de 2022).
O novo marco legal sobre licitações justifica-se, entre outros fatores, pela defasagem da legislação anterior, que vigorava desde 1993. O objetivo é a criação de uma lei unificada, avançada e moderna, que traz maior transparência, eficácia e agilidade para as licitações e para a execução dos contratos administrativos.
Com a edição da Lei nº 14.133, de 1º.04.2021, uma nova disciplina acaba de ser estabelecida para os procedimentos de licitação e contratação da Administração Pública. Mesmo sem alterações substanciais em relação à legislação que vigorava há mais de duas décadas, a nova lei apresenta algumas inovações interessantes, daí ser necessário o conhecimento da nova disciplina legal, para sua adequada aplicação.
Nesta obra, são analisadas algumas das principais modalidades de parceria entre os setores público e privado, como a concessão de serviço público tradicional, a permissão de serviço público, as duas modalidades de parceria público-privada (concessão patrocinada e concessão administrativa), entre outras.
O texto está renovado com a inserção de questões discutidas administrativamente e que passaram a ser objeto de apreciação pelo Poder Judiciário, desde a mais alta Corte, o Supremo Tribunal Federal, passando pelo Superior Tribunal de Justiça e pelas várias Cortes Estaduais.
Os objetivos específicos são: Identificar conceitos e características da Contabilidade Aplicada ao Setor Público; caracterizar seus objetos; Identificar a estrutura de contas patrimoniais, de variações patrimoniais, orçamentárias e de controle do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público; Analisar e interpretar as demonstrações contábeis obrigatórias, exigidas pela Lei nº 4.320/64, pelas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público e pelo Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público.
O livro reúne uma seleção de estudos subscritos por ministros e conselheiros substitutos enfrentando temas polêmicos, mas necessários à compreensão desse novo momento.
A obra contempla desde os aspectos históricos associados à origem das instituições de controle externo até os dispositivos da Constituição Federal, da Lei Orgânica e do Regimento Interno do TCU; os dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal, da legislação de licitações e contratos e diversas normas infraconstitucionais, referentes ao controle externo.
O livro apresenta desde os conceitos básicos sobre o tema, até as particularidades da escrituração dos fatos que afetam o patrimônio público, tratando, ainda, da composição dos níveis da administração pública no Brasil.
Edição revista e atualizada - Inclui as principais normas do STN e do CFC aplicadas ao Setor Público.
Os autores apresentam um livro completo, voltado para quem não é especialista, para quem não é contador, que contempla todos os tópicos relevantes das principais demonstrações contábeis, com exercícios e questões.
Destaques desta edição:
- Contempla a Nova Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro - CPC 00 (R2);
- Atualizado com o Novo Regulamento do Imposto de Renda - Decreto nº 9.580/2018 e IN nº 1.700/2017;
- Estudos de caso resolvidos;
- Inclui vídeos, testes com gabarito e questões dissertativas (acesso on-line).
Neste primeiro volume, tem-se o resultado do exame dos dispositivos legais que tratam das normas fundamentais e da aplicação das normas processuais, dos limites da atividade jurisdicional, da cooperação internacional, da competência e da sua modificação, da incompetência e da cooperação nacional.
A obra discorre sobre os quatro grandes temas:
Gramática, Interpretação de Texto, Redação Oficial e Redação Discursiva.
Além disso, traz muitos exercícios, para fixar todo o conteúdo.
O livro contém comentários do autor em cada capítulo do novo diploma legal.
A comparação entre os regimes jurídicos anterior e atual revela-se pertinente não apenas para realçar as novidades consagradas na nova Lei de Licitações, mas também pelo fato de que a Lei 8.666/1993 continuará em vigor por mais dois anos.
Livro mais completo de Administração Pública da atualidade. Utilizado pelas principais bancas de concursos e/ou todos os concursos que contenham a disciplina de Administração Pública.
Guia conceitual para gestor público; fonte de pesquisa para trabalhos acadêmicos.
Edição revista e atualizada.
Neste estudo, algumas disfuncionalidades foram colocadas em perspectiva e se promoveu uma análise redistributiva da tributação nacional, sobretudo, no domínio dos impostos diretos.
Este livro marca a fase de amadurecimento acadêmico da autora nas Ciências Jurídicas com a demonstração da inquietação e do refinado cuidado na pesquisa sobre temas atualíssimos e bastante instigantes.
A Lei Federal 13.709/18, intitulada Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), disciplina o acesso a dados pessoais, entendidos como toda informação relacionada à pessoa natural, e gera enorme impacto na atuação das pessoas públicas e privadas que, em sua atividade, operam com dados pessoais. Nesta obra, examinam-se, de modo bastante exaustivo, todas as implicações dessa disciplina na atuação da Administração Pública.
O livro está atualizado com todas as alterações introduzidas na responsabilidade civil pelo Código atual, como: abuso do direito como ato ilícito, as novas cláusulas gerais de responsabilidade objetiva e a responsabilidade dos incapazes, abordando, ainda, o Código do Consumidor e está enriquecido com exemplos de casos reais oriundos dos Tribunais brasileiros.
A presente obra tem a finalidade de patrocinar uma maior reflexão sobre as punições reservadas aos sujeitos ímprobos, contribuindo para que as interpretações sejam mais condizentes com a finalidade buscada pela sociedade e com as garantias fundamentais asseguradas por nossa ordem constitucional.
Na obra são destacados os aspectos mais relevantes sobre o Orçamento Público, a Receita, a Despesa, o Crédito Público e o Controle Externo da Administração Pública, exercido pelo Poder Legislativo e, em especial, pelos Tribunais de Contas.
Inclui: Novas Emendas Constitucionais sobre: Orçamento, Novo Regime Fiscal, Desvinculações de Receitas e Precatórios. Lei Complementar 164/2018 (alterou a LRF)
O autor aborda os fenômenos relacionados à matéria de Direito Tributário, com ênfase no entendimento dos Tribunais Superiores, além de reproduzir artigos da Constituição e do Código Tributário Nacional.
Ao final de cada capítulo, o assunto é ilustrado com a apresentação de questões de provas de concursos.
Foi procedida uma ampla revisão da maior parte dos capítulos, com atualização legislativa, doutrinária e jurisprudencial, mantendo a obra atual e, na medida do possível, dada a proliferação legislativa em matéria ambiental, em dia com as novidades em nossa área de conhecimento. Esta edição traz as alterações legislativas ocorridas no ano de 2020.
A obra, por meio de uma linguagem acessível e agradável, traz os conceitos principais desse ramo do Direito, analisa e detalha a atividade financeira do Estado e a divide em dois passos: o estudo do orçamento público e a compreensão da disciplina das receitas e despesas públicas. Estuda, ainda, a questão do endividamento público e dos precatórios.
Auditoria para Concursos - Teoria e Questões Comentadas - Arthur Leone
Auditoria no Setor Público - com ênfase no Controle Externo (Teoria e Prática)-
Jorge P. de Carvalho Júnior, Camila Alexandra M. Baldresca
Auditoria Contábil-Financeira no Setor Público - Fundamentos, Técnicas e Aplicações
De acordo com as Normas da Intosai e do TCU- Laércio Mendes Vieira
"A meu ver, ainda faltam critérios claros para analisar e decidir quanto aos planejamentos tributários realizados pelos contribuintes. Este é ponto em relação ao qual tenho insistido constantemente. Infelizmente, tenho visto emanar de relevante parte dos estudiosos brasileiros muita contestação doutrinária a posturas que sustento, e eventualmente incomodam, e pouco de uma evolução doutrinária efetiva com a construção de parâmetros concretos."
Marco A. Greco
Orçamento Público - James Giacomoni
Contabilidade e Orçamento Governamental - Eduardo Bernardo M. Valadares
Atualizado pela Lei 14.133?2021 que trata de Licitações e Contratos Públicos
Orçamento, Contabilidade e Gestão no Setor Público - Diana Vaz de Lima
De acordo com a matriz curricular sugerida pela FBC
Edições revistas e atualizadas
Este livro, apresentado sob o título de Sujeição Passiva Tributária, tem por desígnio descrever, com pretensão científica, um dos temas mais interessantes do Direito Positivo Tributário.
Esta edição serve a dois propósitos básicos:
De um lado, descrever e analisar criticamente a realidade do poder econômico na sociedade brasileira;
De outro, tentar demonstrar a realidade pluridimensional do poder econômico e consequentemente do antitruste.
O livro pretende, ao mesmo tempo que dá a informação, desafiar o leitor a raciocinar sobre ela.
A obra foi escrita por Professores que compartilham a diretriz de que a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (NLLCA) precisa ser compreendida a partir de suas próprias premissas.
Composta por dois volumes:
Volume 1 - artigos 1º ao 70
Volume 2 - artigos 71 ao 194
Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021
A obra reconstrói, por meio de uma tríade argumentativa, a relação entre jurisdição constitucional e a autonomia do direito. O pano de fundo dessa relação demonstra como, desde sua gênese no séc. XX, a jurisdição constitucional tem evoluído para conseguir lidar com a crescente complexidade social e normativa.
A obra é enriquecida com a citação da posição do STF em todas as questões importantes, indicando-se os repertórios ou mesmo o Diário da Justiça onde a ítegra da emenda ou do acórdão poderá ser encontrada.
Atualizado até a EC 115, de 10/02/2022
Na obra, são abordadas as controvérsias doutrinárias e jurisprudenciais da Parte Geral bem como da Parte Especial do Código Penal, permitindo conhecer as divergências em cada tema. Para isso, o autor apresenta a posição dos Tribunais, trechos específicos das ementas que dizem respeito aos pontos examinados e, ainda, citações legislativas e súmulas dos Tribunais Superiores.
Esta edição apresenta a organização e o funcionamento da Administração Pública e as informações obrigatórias e gerenciais que envolvem o ciclo da gestão. Relata a experiência da criação do Sistema SIAFI e seu impacto na Contabilidade Pública e destaca a integração conceitual e técnica entre Planejamento, Orçamento, Finanças, Contabilidade e Auditoria necessárias à Governança Corporativa
A obra chega nesta edição revista, atualizada e ampliada trazendo capítulos atualizados com novas referências doutrinárias e jurisprudenciais, bem como com a Lei nº 14.195, de 2021 - que previu a citação por meio eletrônico como modalidade prioritária entre as formas de citação.
Curso De Direito Financeiro Brasileiro - Marcus Abraham
Em acordo com EC 108/2020; EC 106/2020; LC 173?/2020 e LC 172/2020
Curso De Direito Processual Civil Volume 1 - Fredie Didier Júnior
Introdução ao Direito Processual Civil, Parte Geral e Processo de Conhecimento
Curso De Direito Constitucional - Guilherme Peña De Moraes
Em acordo com: PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS, ec 115/2022; Direito à Renda Mínima EC 114/2021
Nesta nova edição, foi adicionado um capítulo inédito, integralmente dedicado à estrutura das demonstrações contábeis e financeiras. Como diferencial, ao final de cada capítulo foram incluídos exercícios selecionados dos principais exames aplicados no país, para que o leitor se sinta desafiado a ir além das páginas do livro, em busca de seu aprendizado profissional.
Esta obra tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da contabilidade praticada pelas entidades públicas.
Foi inserido um novo item no capítulo nove, para analisar a Lei Complementar nº 182, de 01/06/2021, que institui o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador.
Outro capítulo no item pertinente ao controle judicial, analisa as inovações introduzidas pelas Emendas Constitucionais nºs 113 e 114, de 2021, no que diz respeito ao pagamento de precatórios.
E ainda, o capítulo sobre improbidade administrativa, foi inteiramente revisto e reformulado para atualização diante da Lei nº 14.230, de 25/10/2021, que introduziu consideráveis alterações na Lei nº 8.429, de 02/06/1992.
1. MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO Volume Único - Fernanda Marinela
2. MANUAL DIDÁTICO DE DIREITO CONSTITUCIONAL - Gilmar Ferreira Mendes, João Trindade Cavalcante Filho
3. MANUAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO - Alexandre Mazza
4. MANUAL DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL - Cassio Scarpinella Bueno
5. MANUAL DIDÁTICO DE DIREITO ADMINISTRATIVO - Gustavo Scatolino, João Trindade
6. MANUAL DE DIREITO FINANCEIRO - Harrison Leite
7. MANUAL DE DIREITO COMERCIAL - Fazzio Júnior
8. MANUAL DE AUDITORIA E REVISÃO DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS - Cláudio Gonçalo Longo
O principal objetivo desta obra é simplificar a análise das informações contábeis por parte do usuário da informação contábil que deseje se aprofundar no tema, visando garantir a compreensibilidade, uma das características qualitativas da informação contábil.
Edição revista e atualizada.
Vídeos exclusivos em QR code
Esta obra, em seus 16 capítulos, busca mostrar o processo de elaboração e execução do orçamento público, evidenciando as premissas conceituais, passando pela contabilização da lei Orçamentária Anual, a execução das Receitas e despesas Orçamentárias.
Há uma abordagem operacional da aplicação da contabilidade orçamentária, acompanhada de exercícios de fixação em cada capítulo e avaliação de aprendizagem ao final.
Direito Administrativo - Irene Patrícia Diom Nohara
Edição em acordo com: Novo auxílio emergencial para a população vulnerável afetada pela pandemia - EC nº 109/2021.
Direito Administrativo Esquematizado - Celso Spitzcovsky
Alterações na Lei de Improbidade Administrativa - Lei nº 14.230/2021; Lei do Governo Digital - Lei nº 14.129/2021
Direito Administrativo Descomplicado - Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo
Esta edição, merece especial menção a Lei 14.230/2021, que alterou profundamente a Lei 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa, e os outros atos normativos contemplados.
Curso de Direito Administrativo - Rafael Carvalho Rezende Oliveira
Apresenta as bases teóricas necessárias à compreensão crítica do Direito Administrativo, além das mais significativas posições doutrinárias e o entendimento jurisprudencial dos tribunais superiores, sempre acompanhados da opinião fundamentada do autor, e com menção aos respectivos Informativos.
Curso de Direito Constitucional - Paulo Bonavides
Em apêndice texto da Constituição Federal de 1988, com as Emendas Constitucionais até a de n. 107, de 02/07/2020.
Pensando nisso, resolvemos lançar o presente livro, no qual foi feita uma análise comparativa de todos os dispositivos da Lei nº 14.133/2021 com os diplomas correlatos ainda vigentes que tratam dos mesmos assuntos (como a Lei nº 8.666/93, Lei nº 10.520/2002 e os arts. 1º a 47-A da Lei nº 12.462/2011 - a serem revogados em 2 anos), acompanhada de comentários doutrinários, práticos e julgados dos Tribunais Superiores ou do Tribunal de Contas da União (TCU). Além disso, fez-se um estudo dos efeitos da Lei nº 14.133/2021 no Sistema Brasileiro das Contratações Públicas (lei por lei).
Manual de Direito Administrativo - Alexandre Mazza
Nesta edição, foi inserido um capítulo específico sobre licitação e contratos administrativos nos termos da Lei n. 14.133, de 2 de abril de 2021.
Manual de Direito Administrativo - José Carvalho Filho
A obra comenta novos temas de indiscutível importância, destacando-se os concernentes a licitações e contratações públicas, inteiramente reescritos em face do advento da Lei nº 14.230, de 25.10.2021, que alterou o microssistema de improbidade administrativa da Lei nº 8.429/1992.
Edições revistas, atualizadas e ampliadas.
Edições revistas, atualizadas e ampliadas:
Volume 1 - Direito Civil - Lei de Introdução e Parte Geral
Volume 2 - Direito Civil - Direito das Obrigações e Responsabilidade Civil
Volume 3 - Direito Civil - Teoria Geral dos Contratos e Contratos em Espécie
Volume 4 - Direito Civil - Direito das Coisas
Volume 5 - Direito Civil - Direito de Família
Volume 6 - Direito Civil - Direito das Sucessões
Edições ampliadas e atualizadas.
Volume 1:
Introdução ao Direito Processual Civil, Parte Geral e Processo do Conhecimento
Volume 2:
Teoria da Prova, Direito Probatório, Decisão, Precedente, Coisa Julgada e Tutela Provisória
Volume 3:
Meios de Impugnação às decisões judiciais e processo nos Tribunais.
Atualizado com a Lei n. 14.195/2021, que redefiniu a citação por meio eletrônico
Volume 4:
Processo Coletivo - De acordo com a Nova Lei de Improbidade Administrativa
Atualizado com a Nova Lei de Improbidade Administrativa
Volume 5:
Execução
Atualizado com as EC n. 109, 113 e 114/2021 que alteram regras e inserem novas normas sobre precatórios
O autor comenta dispositivo por dispositivo de forma objetiva, mediante análise dos diferentes aspectos dos artigos e relaciona-os com institutos, legislação esparsa e jurisprudência pertinentes. Esta edição está de acordo com a Lei n. 14.297/2022, Lei de proteção a entregadores por aplicativo; a Lei n. 14.261/2021, Recria o Ministério do Trabalho e Previdência.
QR Code para acesso à Legislação Complementar, e também para acesso a artigo inédito sobre a nova subordinação entre empregadores e empregados (de Daniela M. F. Giannini)
A obra vem com: Teoria geral do processo - Conhecimento - Meios de impugnação das decisões judiciais - Ordem dos processos nos tribunais - Execução - Tutela provisória - Procedimentos especiais e jurisdição contenciosa.
E apresenta as novidades: Ordem cronológica nos julgamentos - Incidente de desconsideração da personalidade jurídica - Julgamento antecipado parcial do mérito - Cláusula geral de negócio jurídico processual - Calendarização do procedimento - Procedimentos especiais de dissolução parcial de sociedade e de ações de família - Incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR) - Incidente de assunção de competência - Precedentes.
A obra também apresenta a interação teórica e prática a respeito da crise decorrente da pandemia da Covid-19 e seus impactos para todo o Direito Privado, bem como interações entre as categorias da civilística contemporânea e sua efetividade.
Com a abordagem crítica e construtiva das posições das Cortes brasileiras, esta obra está dividida em dezenove capítulos que tratam de prescrição e decadência, sua prospectiva, conceitos estruturantes básicos, conduta humana e culpa lato sensu, danos, delitos, aspectos contratuais, transportes e acidentes de trânsito e muito mais.
Na obra o leitor conta com um ambiente pessoal de aprendizagem com material digital exclusivo, com acesso a: videoaulas, banco de questões, vídeo de resolução de questões, questões de provas e concursos para treino, e muito mais.
Na obra o leitor encontrará atualizações diversas que se referem a novos rumos da jurisprudência e aportes de reflexão jurídica, como as Emendas Constitucionais promulgadas no último ano, compreendendo também as decisões mais recentes do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores. Além disso, a edição explora temas ainda pouco desenvolvidos pela Doutrina Nacional, como os desafios jurídicos trazidos pelo agravamento da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus.
Esta edição foi totalmente revista e atualizada.
A edição foi revista, atualizada e ampliada. Tendo sido incluídas nesta obra do Código de Processo Civil, relevantes alterações, como, por exemplo, as atualizações da Lei 14.195, de 26 de agosto de 2021.
O Direito Constitucional e a Teoria da Constituição passaram por uma revolução profunda e silenciosa nas últimas décadas.Disso resultou um conjunto amplo de transformações, que afetaram o modo como se pensa e se pratica o Direito no mundo contemporâneo.
Este Curso procura expô-las didaticamente e refletir acerca de seu sentido e alcance. Neste volume há a tentativa de elaboração de uma Parte Geral do Direito Constitucional, sistematizando e consolidando ideias desenvolvidas ao longo dos anos.
O Autor expõe, com profundidade e de forma sistemática, todos os temas pertinentes ao processo penal. Trata-se de estudo bem fundamentado, com minuciosa e detalhada divisão dos temas tratados. Quando o assunto é controvertido, há exposição das diversas posições, sem que o Autor se furte de indicar a corrente por ele seguida e os argumentos a justificar a posição adotada. Tudo isso acompanhado de extensa e atualizadíssima jurisprudência, em especial do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, têm se mostrado uma útil metodologia seguida por Renato Brasileiro de Lima em suas obras.
Nas edições mais recentes, o autor apresentou aos leitores um ousado projeto de atualização perene, que, de tão exitoso, foi incorporado em definitivo para todas as novas edições. A ideia consiste basicamente em usar da tecnologia da informação também no livro escrito, mantendo-o conectado e rigorosamente atualizado do ponto de vista jurisprudencial durante todo o ano. Significa que você, ao adquirir esta obra, não mais correrá o risco de chegar ao fim do ano sem ser informado pelo próprio autor sobre as principais inovações introduzidas pelo STF e pelo STJ no Direito Tributário brasileiro.
A obra utiliza a mesma metodologia de aprendizado empregada pelas grandes empresas de auditoria independente. A primeira parte aborda, entre outros, os tipos de auditoria, as responsabilidades do auditor externo e do auditado, entre outros tópicos.
Na segunda parte do livro são apresentados os procedimentos de auditoria para as demais áreas, o planejamento da auditoria e os tipos de pareceres, encerrando com um resumo das normas americanas da SOx.
No decorrer dos paradigmas orçamentários da legalidade, da economicidade e da legitimidade, o orçamento público tem viabilizado o controle legislativo prévio das finanças públicas, o planejamento da economia nacional e da gestão pública, além da distribuição das prioridades alocativas, levando ao surgimento dos princípios da anualidade, da exclusividade, da sinceridade e do equilíbrio orçamentário, econômico e fiscal.
A República Federativa, em permanente mutação, será cada dia melhor quando outros homens públicos idealistas como João Antônio se dispuserem a assumir o compromisso de refletir sobre a sua responsabilidade social.
"...É importante conhecer esse projeto porque é dele que depende o futuro das nossas crianças e, quem sabe, da educação do mundo inteiro". (Conselheiro Presidente Luiz Antonio Guaraná)
O Conselheiro Felipe Puccioni apresentou o projeto "O padrão ouro das políticas públicas: criando e testando políticas através de experimentos aleatórios", que vem sendo desenvolvido, desde 2021, em parceria entre a Universidade de Cambridge, o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ) e a Secretaria Municipal de Educação (SME).
Nesta obra, traçando uma comparação entre Brasil, Portugal e a União Europeia procuramos delimitar os contornos da governança fiscal - que engloba os conceitos de planejamento, transparência, participação, equilíbrio orçamental e sustentabilidade financeira - como medida de racionalização da gestão financeira estatal na busca do aperfeiçoamento do processo orçamental e de estabilização da dívida pública.
O livro está disponível no site do IBR
Os autores verificaram a relevância de homenagear as duas décadas de vigência da Lei de Processo Administrativo Federal, com a elaboração da presente edição com artigos sobre temas atuais.
O presente trabalho preenche lacuna há muito sentida no mercado de publicações relacionadas a licitações e contratos: o tratamento específico das questões afetas a obras públicas.
Esta edição traz diversas novidades, como a atualização de toda a jurisprudência consolidada dos Tribunais até 2015, com destaque para os entendimentos do TCU.
Os capítulos afetos aos temas "Sustentabilidade" e "Regime Diferenciado de Contratações (RDC)" foram ampliados, e muito mais...
O modelo de contrato de locação built to suit tem sido utilizado com bastante frequência na iniciativa privada e, aos poucos, vem sendo adotado pela Administração Pública brasileira. Os autores, com a experiência adquirida no trato jurídico da coisa pública, trazem à luz o conceito deste instituto.
O presente livro contextualiza o cenário da liberdade de expressão diante da ascensão das mídias sociais e propõe um arranjo de autorregulação regulada como meio para combater as novas formas de censura e, também, os comportamentos e conteúdos inaceitáveis.
A presente obra vem propor análise crítica e ampliada de tais fenômenos, assim como dos bens jurídicos tutelados pela norma, no sentido de que sejam interpretados em amplo espectro hermenêutico, aprofundando a perspectiva de responsabilidade objetiva das pessoas jurídicas alcançadas pela Lei.
Apresentando o primeiro volume ao público, esta obra é prevista para estender-se por um total de seis volumes de inquestionável atualidade. Neste particular, basta referir que há cerca de 40 anos não se encontra, na bibliografia jurídica brasileira, trabalho de tal natureza e amplitude.
O propósito da obra é contribuir com a construção doutrinária acerca do novo estatuto de compras públicas, com a visão da Advocacia Pública sobre o assunto.
A obra Livre iniciativa nos serviços públicos tem como objetivo analisar o conceito de serviço público no Direito brasileiro, sobretudo com relação ao aspecto subjetivo dos serviços públicos.
O livro trata dos desafios enfrentados pelos gestores e órgãos de fiscalização a partir dos dispositivos constantes da Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020, que, além de alterar a Lei de Responsabilidade Fiscal, estabeleceu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19).
"Este livro é plural e diferenciado, um trabalho construido de "mãos dadas" pelos que querem caminhar na senda que pode nos retirar do labirinto de nosso tempo. A obra apresentada propõe desbravar um "caminho não trilhado", novo e desfiante. Só a leitura, à luz das reflexõesde um fio condutor da macrofilosofia de Gonçal Mayos, nos indicará se existem saídas ao final."
Durval Ângelo Andrade - Conselheiro do TCEMG
Neste livro, vinte e um expoentes do Direito Tributário brasileiro prestam homenagem ao jurista Hugo de Brito Machado por meio de artigos de grande interesse para os pesquisadores e aplicadores do Direito sobre o tema da imunidade tributária do livro digital.
"Rubin fez um trabalho de grande reflexão para fornecer elementos teóricos e analíticos consistentes, com a finalidade de suscitar mudanças institucionais no Ministério Público."
Weder de Oliveira - Ministro-Substituto do TCU
"A Quebra do Paradigma da Judicialização"
Esta obra analisa e interpreta os dispositivos legais relacionados à pesquisa de preços, propondo metodologias para a obtenção do valor de referência para contratações da Administração Pública, estatais e Sistema 'S'
A obra trata-se de: Um guia para compreender as denominações, formas jurídicas e certificações das entidades sem fins lucrativos no Brasil.
O tema escolhido para esse 1º Concurso possui extrema relevância e pertinência com uma das principais bandeiras institucionais de atuação da Associação Nacional de Procuradores Municipais: a institucionalização e profissionalização da carreira de procurador nos municípios, visto que suas funções configuram atividades típicas de Estado.
Concurso de Monografias - Prêmio Oswaldo Aranha Bandeira de Mello
A presente obra reúne estudos de Ministros e de Conselheiros Substitutos nas Cortes de Contas brasileiras, destinada a ser referência permanente para todos os interessados na matéria, especialmente auditores do controle externo e interno, gestores e responsáveis dos RPPS, contadores, juristas, legisladores e pesquisadores.
"A obra é uma reflexão pela democracia - é um valioso subsídio ao estudo de nossas Constituições, indispensável ao exame de suas potencialidades e conhecimento de suas fraquezas, e reconstitui a essência dos últimos duzentos anos de nossa história político-institucional e decodifica o 'DNA' dos fatores reais de poder."
Trata-se de estudo interdisciplinar, que articula conteúdos do Direito, da Saúde Pública e da Economia para fundamentar a proposta de uma dogmática jurídica da atenção primária à saúde que vai desde a sua fundamentação no âmbito do direito à saúde à exposição dos princípios que devem orientá-la.
A Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, que introduziu o novo Marco Legal das Licitações e Contratos Administrativos, além de incorporar em seu corpo instrumentos que já eram utilizados de forma sedimentada na Administração Pública, mas que dependiam de positivação para garantirem segurança jurídica em sua utilização, trouxe inovações consideráveis às contratações públicas brasileiras.
Esta obra contém artigos voltados ao entendimento da transformação digital a partir das diretrizes e preceitos da "Lei do Governo Digital" - Lei nº 14.129/2021 - e a busca por inovação na Administrção Pública.
A obra, após abordar a evolução do órgão de controle externo da Administração Pública, define sua natureza jurídica, elenca suas competências e analisa os requisitos constitucionais para provimento dos cargos de Ministro e Conselheiro.
A obra demonstra pesquisa segura e firme sobre o assunto, solidificada com consultas certeiras também na área da Teoria Geral do Direito, Direito Administrativo Sancionador, Direito Administrativo, Direito Penal, Filosofia e Filosofia do Direito.
A rua é o espaço público por excelência. A despeito das políticas rodoviaristas, seu potencial para abrigar usos livres e socializantes resiste. Compreender sua importância multidimensional à vida urbana demanda analisar o complexo de direitos e usos que lhe incide. Com esse intuito, este livro investiga a função social das vias urbanas e apresenta uma visão crítica dos parâmetros jurídicos de aferição de seu cumprimento.
Esta obra visa a reconstruir a doutrina sobre os limites e funções dos regulamentos em matéria tributária, oferecendo bases sólidas para a construção de um Direito Tributário conforme determina a Constituição, com coerência e embasamento.
O Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) é uma ferramenta nova de atuação democrática dos Tribunais de Contas, como tutela de direitos sociais fundamentais. Diante disso, a obra objetiva analisar o tema recente sobre o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), apresentando os seus principais aspectos conceitual, de abrangência e de aplicabilidade, como controle consensual da Administração Pública em seu exercício da competência fiscalizatória dos Tribunais de Contas.
Esta edição supre uma inconcebível lacuna no mercado editorial brasileiro, pois poucos autores dedicaram-se com afinco a esses temas que tanto influenciam a formação do entendimento da doutrina e da jurisprudência, e cuja análise equivocada pode causar inúmeros desvios de interpretação, principalmente nos âmbitos do Direito Tributário e Direito Penal.
Este livro constitui excelente ferramenta prática para todos quantos lidam com o tema da tercerização, nomeadamente os gestores, advogados públicos e das empresas, fiscais de contrato e auditores dos órgãos de controle. Fornecendo sólida fundamentação técnico-jurídica para a resolução de casos enfrentados por membros da magistratura e do Ministério Público.
Como por exemplo: o que a Lei nº 14.133/21 trouxe em termos de remuneração e reajuste?
Finalmente, depois desses percursos pragmáticos, para uma melhor sistematização do trabalho, tenta-se chegar às conclusões aferidas: O Brasil se encontra em uma época de alvoroço jacobino sem limites, impulsionado por exacerbações moralistas, que faz com que o terror de processos kafkianos seja encarado como a única forma de encontrar a virtude republicana, no que marca um retorno - consciente ou inconsciente - a Robespierre.
Dessa forma, tais atitudes fazem com que as garantias constitucionais, como a ampla defesa, o contraditório, a imparcialidade e o devido processo legal, sejam relegadas frontalmente.
A presente obra honra a distinta presença, no Constitucionalismo Brasileiro, do Ministro Carlos Ayres Britto, que presidiu o Supremo Tribunal Federal. E o faz numa coletânea de artigos assinados, por nomes de extraordinário valor, que apresentam o que de melhor o Direito Tributário Brasileiro possui. Uma obra poética, refinada e inspiradora, como o homenageado.
Estudos em homenagem ao Ministro Carlos Ayres Britto
O desafio proposto pelos coordenadores, e devidamente aquiescido pelos proeminentes juristas que compõem a obra, foi alcançado de forma irreparável, permitindo que o leitor tenha, à sua disposição, artigos primorosos. É certo que os estudos aqui reunidos, fruto de reflexões ponderadas e aprofundadas, auxiliarão decisivamente na resolução dos obstáculos teóricos e empíricos que se apresentam no cotidiano profissional.
Não se pode compreender corretamente a tributação, os direitos e os deveres do cidadão contribuinte sem atenção às normas jurídicas consagradas na Constituição e no Código Tributário Nacional. É o que a presente obra pretende fazer, com rigoroso respeito ao Direito Tributário e aos contribuintes brasileiros.
Esta edição abriga revisão, atualização e acréscimos, inserindo-se, por exemplo, matéria sobre o estatuto Jurídico das estatais, o regime especial dos precatórios, a regularização Fundiária urbana.
A obra trata dos temas fundamentais do Direito Financeiro e do Direito Tributário, com destaque para a harmonização da teoria e da prática, da doutrina e da jurisprudência, da academia e da militância profissional.
É livro direcionado a estudantes de direito, advogados, magistrados e servidores do Poder Judiciário, membros e servidores do Ministério Público, dos Tribunais de Contas e dos órgãos de Controle Interno e Finanças da Administração Pública.
A coletânea, em cinco volumes, tem por objetivo abordar, sob diversas perspectivas, as inovações que vêm se operando no direito e processo do trabalho, quais sejam, a crise derivada da Pandemia da Covid-19, as inovações normativas, o avanço das novas tecnologias, os influxos da globalização e a conscientização de novas formas de solução de conflitos entre capital e trabalho.
Os autores assumiram a missão de se abrirem ao novo, sem saudosismos e apegos a entendimentos que se consolidaram à luz de outras legislações, com vistas a explorar as novas regras e delas extrair o entendimento que mais se coaduna com os vetores que a alicerçam.
Obra apresentada em dois volumes:
Volume 1: artigos 1° ao 70
Volume 2: artigos 71 ao 194
A obra trata da Lei nº 14.133/2021, a Nova Lei de Licitações, de forma sistemática e completa. A linguagem é clara e a abordagem é prática, com análise crítica da jurisprudência dos órgãos de controle.
Esta obra incorpora vasta pesquisa doutrinária e está fundamentada em grande quantidade de referências jurisprudenciais. O uso de linguagem simples, clara e objetiva, associado ao emprego de recursos didáticos (esquemas, gráficos e quadros), coloca o Direito Financeiro ao alcance de todos.
A edição da presente obra é bastante oportuna, porque reúne temas relacionados com as competências constitucionais dos Tribunais de Contas em ligação direta com o homenageado, Conselheiro Sebastião Helvecio (TCEMG).
Trata-se de obra obrigatória sobre o "Controle Externo" das contas públicas.
Tomando a descentralização da política educacional como tema de pesquisa, o autor analisou sua execução nos municípios. Sob a ótica da teoria dos custos da transação, a pesquisa se deteve sobre um vasto material empírico resultante da atuação da CGU, como relatórios de auditoria e outros documentos, identificando condições para a diminuição dos custos de transação na implementação de políticas públicas.
Ter chegado a Cidade Maravilhosa às vésperas dos Jogos Olímpicos significou desembarcar numa metrópole em virtuosa transformação.
As modificações implementadas na cidade levaram a reunião poliesportiva dos tão esperados, festejados e saudosos, meses dos jogos olímpicos.
Esta publicação ajuda a contar um pouco da história do nosso carnaval, seus mitos e personagens. É uma parte preciosa da memória da Cidade Maravilhosa que preenche as páginas seguintes: a alegria, a garra, o talento de um povo com coração e alma de sambista.
"Esta publicação constitui uma narrativa de trabalho e construção que revelam a importância da Biblioteca no cenário nacional. Registra, ainda, a constante necessidade de renovação enfrentada por uma instituição histórica deste quilate, detentora de insumos capazes de contribuir para a valorização e a difusão da memória e da identidade brasileiras."
(Trecho da apresentação)
O livro trata da interconexão que existe entre as políticas públicas e todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, por meio da apresentação de casos concretos, relatos de experiências, análises de programas governamentais e exposições sobre as normas e os institutos relacionados com os temas, de forma leve, multidisciplinar e didática. A Agenda é um conjunto de compromissos dos países em prol do desenvolvimento sustentável.
A construção de Brasília foi a concretização de um projeto nacional que existia desde o século XIX, cujo intuito era o de levar a capital do nosso país para o planalto central. Essa obra aconteceu entre 1957 e 1960 e foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek.
Juscelino idealizou a construção de Brasília para que fosse a síntese perfeita do seu plano de modernização do Brasil. Em seu slogan de campanha, ele propôs avançar o Brasil "50 anos em 5".
Obra rara, igualmente doada ao acervo da nossa Biblioteca.
Autor liberal, republicano e abolicionista, orador eloquente nas afirmações mais audaciosas, no sentido de fomentar transformações na estrutura do Estado e na Municipalidade. Sua obra-prima foi "O Município", escrita em 1878. Inicia com a história das "comunas" na Europa, em todos os tempos e nas mais diversas regiões do mundo, tendo sido um verdadeiro laboratório experimental, para que se repensasse as nossas antigas estruturas de heranças da estrutura colonial quanto à ordenação da rés pública.
Obra rara, ex-Líbris, publicada em 1883, onde o estudo da administração municipal é feito desde onde nasceu o termo "município", derivado do termo municipalité do francês.
Doação do Conselheiro Fernando Bueno Guimarães
O presente trabalho objetiva estabelecer os limites jurídicos do poder punitivo estatal no âmbito das contratações públicas, em razão da inexistência de um regramento mínimo e uniforme, garantidor das máximas constitucionais, quando da imposição de sanções administrativas, o que torna tal trabalho imprescindível para os operadores do Direito.
"Nabuco penetra na tragédia histórica de um homem à beira do suicídio diante da convulsão de seu país; amplia, assim, a tradição dos ensaístas que refletem sobre o labirinto de nossos passos, em busca de nosso verdadeiro rosto."
Davi Arrigucci Júnior
A obra descreve como são os bailes funk, e comenta quem são os verdadeiros patrocinadores dessas festas, onde muitas vezes ocorrem chacinas de adolescentes. Encontra um panorama do tráfico de drogas, a vida dos policiais sérios e revela como é a vida dos inocentes que vivem em meio a tudo isso. Mas, para não ser mais um a comentar, o autor, traz sugestões para viver em meio à isso baseado em seu dia-a-dia na caça de criminosos e de corruptos.
Esta obra contém a recém-promulgada Lei no 14.133/2021, denominada Lei de Licitações e Contratos Administrativos, com mais de 10.000 remissões no índice remissivo-alfabético. Esse é o principal diferencial desta edição que segue, com aperfeiçoamentos, o modelo da edição de bolso da Lei nº 8.666/1993.
Traz, ainda, a novíssima Lei Complementar nº 182/2021 (Marco Legal das Startups), que instituiu modalidade licitatória especial para a contratação de teste de soluções inovadoras e a dispensa de licitação para fornecimento do produto; e muito mais.
Nesta obra, em que o autor faz uma criteriosa apreciação, passo a passo (artigo por artigo), da Lei nº 14.133/2021 e de sua complexidade, comentando com correção doutrinária e objetividade prática, sempre com a atenção no aplicador da lei, que precisará de seus esclarecimentos.
A obra de autoria de Pedro de Hollanda Dionisio, procurador do Tribunal de Contas do Município do RJ, tem como tema principal os limites da responsabilidade pessoal do administrador público por erros cometidos no exercício de suas funções.
Seu livro publicado em 2019, que passou a fazer parte de nosso acervo no mesmo ano, conta agora, também, com a Dissertação que deu origem ao livro, chegando para enriquecer ainda mais nossa Biblioteca.
Essa obra tem como objetivo oferecer ao leitor um entendimento detalhado acerca da Lei de Licitações e Contratações Públicas, em uma comparação com o sistema anterior composto de três Leis diversas, quais sejam: a Lei 8.666/1993, a Lei 10.520/2002 e a Lei 12.462/2011.
Há vídeos explicativos do autor, tais como:
- Principais novidades da lei;
- Importância do estudo comparativo de leis.
A presente obra foi escrita com todo o cuidado necessário de analisar a nova legislação à luz da doutrina e jurisprudência existentes no sistema anterior, assim como baseada em entendimentos consolidados no Direito Comparado.
Trata-se de uma leitura da nova lei de licitações e contratos com enfoque para os institutos vigentes no âmbito do direito administrativo local e internacional, buscando interpretar os dispositivos mais recentes de forma a melhor atender ao interesse público.
A aprovação da Lei n. 14.133/2021, publicada no dia 01.04.2021, estabeleceu o novo Marco Legal das Licitações e Contratações Públicas no Brasil, representando um novo ponto de partida e instalando uma nova racionalidade no sistema de contratações.
Analisa: Direito Administrativo e Direito Penal na nova Lei de Licitações;
Contém, ao final, quadro comparativo entres as leis: nova Lei de Licitações e leis anteriores.
Na obra, o autor, examina com detalhe os dispositivos da Lei 14.133/2021, adotando uma abordagem sistemática. A Lei 14.133/2021 representa um rompimento com o modelo legislativo da Lei 8.666/1993. A nova Lei aproveita as experiências do pregão (Lei 10.520/2002) e do RDC (Lei 12.462/2011). Atribui uma margem maior de autonomia para a Administração modelar cada licitação.
Esses Comentários são um instrumento essencial para compreender a Lei, que pode propiciar grandes avanços na Gestão Pública.
A obra foi elaborada em duas partes:
- Delineamento teórico objetivo da adoção da transação extrajudicial pela Administração Pública brasileira;
- Investigar e estabelecer balizas para a concretização - efetiva, sistemática e perene - do manejo pelos entes estatais da transação extrajudicial.
O livro discorre sobre o DIPr em todos os seus pontos principais. No que diz respeito ao processo civil internacional, já em linha com o CPC2015, trata de jurisdição internacional, da cooperação jurídica internacional e da homologação de sentenças estrangeiras.
A obra trás Código de Ética, Código para Fornecedores, Política de Comunicação, Política de Gestão de Riscos, Política de Gestão dos Serviços Terceirizados, Política de Reembolso, Política de Viagens, Política de Recursos Humanos, Ética, Governança e Compilance, e finalizando o estudo com o Compliance Jurídico propriamente dito.
A Estatística é um importante instrumento que permite que se transforme dados em informação.
Podemos dividir a estatística em dois ramos: A Estatística Descritiva e a Inferência Estatísica.
Este livro, o QATC, ilustra, acima de qualquer coisa, o novo caminho adotado. O programa é composto por resoluções / diretrizes, por meio das quais a Atricon faz recomendações aos Tribunais de Contas, e pelo Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), que avalia os Tribunais de Contas com base em mais de 500 critérios, formulados em sintonia com as melhores normas e práticas internacionais.
As contribuições reunidas nesta obra, elaboradas por juristas de escol, compõem uma riquíssima reflexão acerca das organizações sociais. Os estudiosos de direito, de gestão pública e assistência social verificarão que os elogios q lhe são dirigidos não são gratuitos, senão que correspondem, rigorosamente, aos seus sobejantes méritos.
A Coleção IRB Fórum tem por objetivo a aproximação da academia e dos grandes escritores da área da gestão pública e do direito aos tribunais de contas, além de lançar reflexões que levem os tribunais a um crescimento conjunto.
O presente trabalho torna-se extremamente oportuno para, através da experiência da Escola de Contas José Amado Nascimento, apresentar um pouco desta e de suas congêneres, num panorama embrionário das Escolas de Contas do Brasil, servindo como instrumentos de facilitação do controle do Estado pela sociedade e de base para atuais e futuras pesquisas.
Depois de discorrer sobre a origem das comissões parlamentares e sua consagração em muitos sistemas constitucionais, o autor trata da adoção das comissões parlamentares de inquérito pelo Brasil.
Destaques:
Memória, esquecimento e conteúdo na Internet
Vernáculo ou língua portuguesa? A nova sistemática processual.
Esta revista é o veículo de divulgação do pensamento jurídico institucional da AGU que presta consultoria e assessoramento jurídicos aos órgãos do Poder Executivo, e exerce a representação judicial e extrajudicial da União (Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e órgãos públicos que exercem Função Essencial à Justiça).
Destaques:
"Acordos de Leniência da Lei nº 12.846, de 2013: a experiência da CGU e da AGU (aspectos práticos, teóricos e perspectivas)".
A escravidão no Rio de Janeiro das africanas retratadas nesta importante obra, de Juliana Barreto Farias, precisa ser cotejada com aquela das africanas das Minas setecentistas, sobre as quais já existe sólida literatura, ou mesmo da Bahia e Pernambuco, revisitadas por estudos recentes.
A série apresenta temas atuais no cenário da segurança pública brasileira. Os autores - todos policiais - buscam apresentar a sua visão, cada um dentro de sua atuação cotidiana.
"É uma coletânea com vários artigos e tem o objetivo de auxiliar as pessoas que lidam com a área de direito financeiro."
A coletânea traz ainda o selo do Nefit (Núcleo de Estudos em Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
É um livro que destrói mitos sobre o uso da politização e do clientelismo como critérios para formar quadros na alta administração pública federal.
A obra é dividida em cinco capítulos e propõe também discutir se experiência profissional, qualificação técnica ou vínculos políticos são ou não o padrão dominante nessas nomeações.
Um Diálogo Interdisciplinar em Face da Lei n. 13.655/2018, que Alterou a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro.
Nesta coletânea de artigos, discursos e entrevistas, que engloba textos publicados em jornais do país entre os anos de 2009 e 2017, embora se discorra, entre outros temas, sobre responsabilidade fiscal, gestão pública, combate à corrupção, transparência, Lei da Ficha Limpa e educação, o mote do compêndio é o desejo de ver os Tribunais de Contas serem definitivamente reconhecidos pela sociedade como instituições confiáveis e eficientes na preservação do erário. Instituições a serviço do cidadão.
Este livro é uma grande lição sem as amarras da didática. O autor escreve o que pensa e o que sente, sem se incomodar com opiniões discordantes e sem incorporar a arrogância.
O presente livro é uma compilação de artigos da lavra de Ives Gandra da Silva Martins publicados na imprensa durante 1987 a 2004. Nessa seleção estão presentes os artigos que mais marcaram na respectiva época em que foram escritos, mesclando a este objetivo apresentar ao leitor a maior diversidade de temas possível.
O livro procura evidenciar que é preciso não simplesmente repensar o homem, mas, em termos mais realistas, reformular o papel do gênero humano na sociedade organizada, criando novos pilares a partir dos quais deve ser construída uma nova concepção político-jurídica de cidadania.
O autor disserta, em linguagem clara, e de modo amplo, sobre toda a gama de aspectos relacionados à imparcialidade, isenção e independência do Juiz no desempenho pleno de seu ofício jurisdicional, incluindo dentre esses, a descrição conceitual completa dos diversos defeitos de parcialidade do Julgador, a forma e o momento de sua correspondente declaração ou arguição.
O controle das Organizações Sociais como entidades integrantes do Terceiro Setor é tema que necessita ser mais explorado e estudado. Esta é a proposta para qual a obra busca contribuir.
A obra tenciona despertar, no leitor, o desejo de conhecer mais e mais os organismos e mecanismos públicos que atuam direta ou indiretamente em sua vida, seja planejando, analisando, julgando ou executando ações que, no fim, resultam em interferências sociais e econômicas, cujo sentido máximo está em garantir os direitos e os deveres da populção e do Estado.
O presente ensaio, ao monstrar como da legalidade se chegou à legitimidade e como da eficácia se alcançou a eficiência, narra nas entrelinhas uma saga contemporânea da velha luta contra a arbitrariedade, que em cada era se renova, mas de embate a embate, alenta a esperança na missão civilizadora do Direito.
Como se pode observar, legitimidade e eficiência não são apenas requisitos internos da ação administrativa, mas anseios, expectativas e necessidades dos administrados, constitucionalmente assegurados, pois esta é a principal razão de ser das Constituições: o serviço das pessoas
Pode-se dizer que a tarefa da hermenêutica constitucional consiste em desvendar o sentido mais profundo da Constituição pela captação de seu significado interno, da relação de suas partes entre si - ou seja, a compreensão histórica de seu conteúdo, sua compreensão gramatical na sua relação com a linguagem e sua compreensão espiritual na sua relação com a visão total da época.
O livro trata de enfrentar um importante problema jurídico brasileiro: o de se haver construído um muro entre os contratos da administração pública e o Direito Contratual comum. O autor chama atenção para essas normas legais, e mostra seu sentido e justificação. Em outros termos: no âmbito contratual, interesses públicos se realizam melhor com consenso, equilíbrio e variedade do que com inflexibilidade, autoridade e tipicidade.
A obra traz a Lei nº 8.429/92 comentada artigo por artigo. Nesta edição, em face da verificação de novas e atuais situações jurídicas, o autor aprimorou e ampliou os comentários, além de apresentar opções recentes de interpretações da Lei de Improbidade Administrativa, que vêm sendo aplicadas pelos Tribunais de modo mais adequado e justo, reduzindo dessa forma as injustiças perpetradas pela citada lei.
A presente edição, sempre em sintonia com o dever de ampliar o processo construtivo do conhecimento, com a pesquisa e a análise sistêmica dos institutos jurídicos, oferece aos seus leitores, na seção "Doutrina", vários temas, como por exemplo: resolução de demandas repetitivas; aborto e descriminalização; a nova sistemática de arquivamento da investigação penal a partir do pacote Anticrime; dentre outros temas.
"A informação leva você mais longe.
O bibliotecário leva você até ela."
A obra mantém a firme linha ideológica que caracteriza o trabalho dos autores: a visão constitucionalizada do Direito Civil. A crença de que a efetivação da norma constitucional é libertária e afirmará ideais de uma sociedade mais equilibrada.
Este Manual compreende toda a teoria do Direito Empresarial - disciplina também chamada de Direito Comercial - em seu tronco principal: teoria geral, registro, micro e pequena empresa, nome empresarial, escrituração, estabelecimentos, marcas, patentes, software, clientela, shopping centers, franquias, ações renovatórias de aluguel, prepostos, representação comercial, sociedades simples e empresárias, sociedades limitadas, sociedades por ações, títulos de crédito, falência e recuperação de empresas.
Aqui são apresentadas em linguagem simples e acessível, orientações para elaboração e apresentação de trabalhos científicos, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). O objetivo é: auxiliar os alunos na compreensão dos procedimentos e melhorar a qualidade das produções acadêmicas.
Esta obra trata de uma introdução histórico-crítica sobre alguns momentos da cultura jurídica no horizonte do Ocidente (priorizando ideias, pensadores e obras) e no Brasil (formação e evolução do seu Direito institucional), contextualizando, por meio da interpretação de teor sociopolítico, a releitura e a revisão da tradição normativa formalista, oferecendo elementos para a edificação de nova historicidade no Direito.
Edição totalmente reformulada com a inclusão de material referente à História do Direito no Ocidente
Livro moderno, estruturado de acordo com as Normas Contábeis do CPC. O livro contém indicadores que atendem ao Exame de Suficiência do CRC. Aborda temas como:
Panorama geral da análise; Balanço patrimonial; Demonstração dos fluxos de caixa; entre outros.
Contando ainda com questões resolvidas do exame de suficiência do CRC, exercícios propostos e resolvidos, além de muito mais, com material exclusivo para professores (acesso on-line).
Nesta edição, além das revisões em várias NBCS TGS processadas pelo Conselho Federal de Contabilidade até o início de 2017, também foram contempladas as mudanças introduzidas na legislação brasileira em geral, desde 2005 até 2017.
O texto é apresentado em duas fontes tipográficas diferentes: uma delas oferece considerações mais gerais, ideal para um primeiro contato com a matéria; a outra indica estudos mais aprofundados e é, portanto, recomendada a pós-graduandos, profissionais e estudantes da graduação.
Esta edição traz um novo capítulo sobre Regime de tributação do Simples Nacional que trata da cobrança e fiscalização dos tributos aplicáveis a pequenas e microempresas, incluindo as mudanças inseridas pela Lei Complementar n. 155/2016 e as normas que passaram a vigorar em 2018.
A obra tem como principal objetivo tratar com clareza, objetividade e honestidade as carecterísticas dos Juizados Especiais Especiais Cíveis Estaduais previstos na Lei 9.099/1995, à luz das diretrizes do novo Código de Processo Civil Brasileiro (Lei 13.105/2015).
De acordo com a Contagem em dias úteis para prazos processuais em Juizados Especiais - Lei 13.728/2018.
Esta edição procurou trazer as recentes decisões das temáticas envolvendoo processo administrativo e judicial tributário, sempre com o olhar crítico às mais variadas interpretações.
O autor apresenta esta obra que trata dos principais aspectos e desdobramentos doutrinários e jurisprudenciais sobre o enfoque processual tratado na Constituição Federal.
Trata-se de um manual para o Exame de Suficiência, cuja aprovação é requisito para a obtenção ou o restabelecimento de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), conforme estabelecido pela Lei nº 12.249/2010.
Esta obra foi concebida numa metodologia que contempla exposição teórica, exemplos práticos, casos programados para estudo e suas respectivas resoluções.
Atualizado de acordo com o CPC 47 - Receita de Contrato com Cliente, com CPC 48 - Instrumentos Financeiros, com a IFRS 15 e a IFRS 9
Mais de quatrocentos exemplos, exercícios e resoluções.
Trata-se de um projeto pedagógico-editorial que, além de enfatizar a excelência didática e doutrinária de seus textos, propicia uma fonte de consulta rápida e prática que alia o estudo dinâmico e a completa revisão da Contabilidade de Custos para exames e concursos na área fiscal.
Livro texto e Casos práticos.
O livro-texto, oferece conteúdo atualizado e totalmente adaptado aos padrões atuais da Contabilidade, com muitas melhorias em relação à forma, mantendo a essência do livro intacta. Com um novo projeto gráfico e introdução de novos exercícios, esta edição utiliza terminologias modernas tendo em vista as normas internacionais de Contabilidade.
O objetivo desta obra é auxiliar estudantes e profissionais do Direito na árdua tarefa de bem interpretar e aplicar o Direito do Consumidor.
Escrita em linguagem didática e objetiva, esta obra aborda a metodologia e a prática principalmente em auditoria das demonstrações financeiras. Está voltada para a realidade brasileira, de acordo com a Lei das Sociedades por Ações, e foi atualizada conforme as Leis nos 11.638/2007 e 11.941/2009.
O foco da Série é atender ao conteúdo programático de cursos de nível superior, podendo atender também ao nível técnico de diversas áreas do conhecimento, além de servir como instrumento de consulta para todos os profissionais, inclusive para os que pretendem se preparar para concursos públicos.
Atualizado conforme as Leis n. 11.638/2007 e n. 11.941/2009 e NBCS TGS, convergentes com as Normas Internacionais de Contabilidade IFRS.
Livro prático e completo para o estudo de Contabilidade Geral e Análise de Balanços. Contempla os procedimentos básicos, aborda com detalhes o conteúdo das principais Normas Internacionais de Contabilidade. Apresenta, para a fixar o conteúdo, exercícios, gráficos e quadros.
O livro integra uma série especialmente dirigida aos estudantes do curso superior de Ciências Contábeis. Traz temas contábeis mais complexos, atividades práticas e testes de exame de suficiência bem como de concursos públicos.
Nesta edição lançada pela Editora Saraiva, são discutidas as questões de eficácia na aplicação efetiva do Direito Societário e as mudanças estruturais necessárias no que tange à matéria. O autor deu ênfase ao tema da sustentabilidade, defendendo que o direito societário não pode se contentar apenas com perspectivas e interesses de curto prazo.
A obra trata de tema de grande aplicação prática, já que envolve pessoas estatais, pessoas privadas, agentes públicos e terceiros a eles associados. Por tal motivo, apresenta-se com grande utilidade para os operadores do direito em geral.
Este livro apresenta a nova abordagem hermenêutica do Direito do Trabalho sob o prisma dos direitos fundamentais sociais trabalhistas. Todos reconhecidos na Constituição Federal e nos Tratados Internacionais de Direitos Humanos.
Esta "Filosofia do direito" estabelece relações entre a filosofia, o direito e o pensamento jusfilosófico, refletindo a respeito de seus fundamentos e horizontes.
A obra está dividida em duas parters: na primeira trata a respeito da Doutrina geral do Contrato; na segunda discorre sobre os Contratos Típicos.
Guia completo sobre auditoria fiscal e tributária empresarial, esta obra, abrangente e revista de acordo com a legislação atual, apresenta as regras gerais de tributação do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e as diferentes formas de tributação que podem ser adotadas pelas empresas.
A obra aborda o direito ambiental de forma abrangente, traçando desde noções introdutórias até aspectos do direito processual. Dividida em duas partes, a primeira cuida do direito material. A segunda parte trata dos aspectos processuais. Ao final, o autor apresenta uma lista das espécies da fauna ameaçadas de extinção. O livro é um manual completo de direito ambiental.
A presente edição ocorre sob a vigência do novo CÓdigo de Processo Civil (CPC) - Lei 13.105/2015 - em vigor desde 17.03.2016, já com as alterações promovidas pela Lei 13.256/2016.
Em defesa do Meio Ambiente, do Patrimônio Cultural e dos Consumidores - Lei 7.347/1985 e Legislação Completar.
Obra cuidadosamente elaborada, com trinta e nove Leis extravagantes comentadas de forma minuciosa e com a profundidade desejada. Mesmo aquelas em que o Direito Criminal aparece de forma periférica, foram comentadas nos seus aspectos penais e processuais, como, por exemplo, as Leis de Biossegurança, Transplante de Órgãos, Ação Civil Pública e de Improbidade Administrativa.
Coleção apresentada aqui em cinco volumes:
Contratos I - Conceito, Fontes, Formação
Contratos II - Conteúdo, Contratos de Troca
Contratos III - Contratos de Liberalidade, de Cooperação e de Risco
Contratos IV - Funções, Circunstâncias, Interpretação
Contratos V - Invalidade
Os estudos apresentados nesta obra, pelo Ministro Salomão e pelo Professor Penalva, refletem o exame dos principais pontos relativos ao Direito Concursal e Falimentar, e traz, como material suplementar, modelos de petições e decisões.
Aliando a teoria com a prática, esta série ajuda a preparar o leitor na medida exata de suas necessidades, uma vez que todo o conteúdo é elaborado a partir dos editais de concursos. Além disso, a linguagem simples, clara e concisa auxilia na fixação dos conceitos mais importantes.
Nesta edição, é feita revisão geral em todos os capítulos. A partir do instituto da privatização, o tema da parceria é aqui tratado, em meio às inovações trazidas para o universo jurídico e, em especial, para o Direito Administrativo. São abordadas algumas das principais modalidades de parceria entre os setores público e privado, como a concessão de serviço público tradicional, a permissão de serviço público, as duas modalidades de parceria público-privada (concessão patrocinada e concessão administrativa), a franquia, a terceirização, o contrato de gestão, os termos de parceria, os convênios, os termos de colaboração e os termos de fomento, procurando mostrar quais as modalidades cabíveis em função do tipo de parceria com o particular.
O livro examina o direito constitucional brasileiro, trazendo riqueza de recursos para os estudantes que desejam prestar importantes provas e concursos, bem como para aqueles que queiram ter um primeiro contato com o tema de forma completa e aprofundada, com variedade de exemplos práticos e concretos, como, por exemplo, a análise do Caso Cesare Battidti, ao tratar do tema da extradição.
A obra está dividida em 42 capítulos, antecedidos por uma Introdução, na qual são desenhadas as linhas mestras da Ciência Jurídica, especialmente do Direito Constitucional, e sucedidos por uma bibliografia, na qual são citadas mais de 2 mil obras literárias, nacionais e estrangeiras.
Tem como objetivo fornecer aos profissionais do Direito uma abordagem doutrinária fundamental do Processo Civil, nos aspectos nacional e estrangeiro, propiciando uma perspectiva sobre todos os desdobramentos com que o leitor irá se deparar ao longo de sua vida acadêmica e profissional.
'Material didático de consulta imediata e diuturna, consistente nas necessárias noções fundamentais'
Trata-se de um manual para o Exame de Suficiência, cuja aprovação é requisito para a obtenção ou o restabelecimento de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), conforme determinado pela Lei no 12.249/2010.
O Manual de Direito Financeiro e Tributário apresenta os principais aspectos e desdobramentos doutrinários e jurisprudenciais sobre direito financeiro e tributário.
Este livro esclarece, no campo jurídico e técnico (com amparo em experiências de outros países), a correta interpretação dos critérios destinados a assegurar no Brasil o desenvolvimento econômico vinculado à defesa do meio ambiente.
A obra reúne todos os assuntos de direito comercial em um único volume, que envolve: parte geral, direito societário, títulos de crédito, direito falimentar e contratos empresariais.
Obra fundamental para a compreensão do Processo Civil, estudando no volume I: os fundamentos do direito processual e institutos fundamentais do processo civil; jurisdição e competência; organização judiciária; Ministério Público, advogado, serviços auxiliares da Justiça. Edição, revisada e atualizada segundo o novo Código de Processo Civil e de acordo com a Lei 13.256, de 04/02/2016.
Partindo dos princípios constitucionais gerais e, em particular, dos princípios constitucionais tributários, o autor examina, com raro didatismo, o sistema tributário do Brasil, implantado com a Constituição de 1988.
Nesta edição foram feitas algumas alterações, com destaque à adaptação às normas de contabilidade aplicadas ao setor público, de forma a apresentar um texto atual e ajustado à legislação vigente.
O Decreto nº 7.892/2013, que regulamenta o Sistema de Registro de Preços (SRP), sofreu inovações significativas com a recente edição do Decreto nº 9.488, de 30 de agosto de 2018, que nesta edição são cuidadosamente exploradas pelo autor.
A obra oferece embasamento legal e tributário e está atualizado de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) por meio dos pronunciamentos do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) e das Resoluções e Normas do CFC (Conselho Federal de Contabilidade).
O autor aborda os fenômenos relacionados à matéria de Direito Tributário, com ênfase no entendimento dos Tribunais Superiores, além de reproduzir artigos da Constituição e do Código Tributário Nacional.
O livro tem o propósito de analisar a garantia do equilíbrio econômico-financeiro em contratos de concessão de serviço público.
O presente trabalho debruça-se sobre a qualificação da cláusula penal à luz de suas funções e de sua inserção da previsão na lógica contratual para, a partir de então, avaliar o atendimento dos critérios empregados em doutrina e jurisprudência.
Esta obra permitirá ao leitor não apenas conhecer o perfil decisório do Ministro Luiz Fux, como, também, descortinar o que há de mais contemporâneo e inovador no discurso teórico do direito brasileiro.
A obra versa sobre temática nuclear para a consolidação do Estado de Direito. As salvaguardas constitucionais, notadamente as que protegem os direitos fundamentais da pessoa humana, são indispensáveis para o efetivo reconhecimento do indivíduo como centro de proteção do Estado e da sociedade.
Teoria, prática e reflexão crítica reunidas em uma obra que documenta a atualidade da jurisdição constitucional no Brasil.
A obra traz uma avaliação crítica da implantação de sistemas de custos. A partir de uma abordagem realista, foram destacadas as principais barreiras e reações comportamentais às tentativas de implantação e os custos e benefícios dos diferentes sistemas disponíveis.
Livro-texto para as disciplinas Contabilidade de Custos e Análise de Custos.
Nesta obra, o autor apresenta um panorama histórico do instituto, os conceitos utilizados para definir essa ação, sua natureza jurídica e seus aspectos processuais. Constam ainda a íntegra da lei, um quadro comparativo entre a lei antiga e a atual, além de um farto repositório jurisprudencial do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal sobre os mais diversos temas e abordagens relacionados à matéria.
O autor expõe os conceitos fundamentais da disciplina e enfrenta as questões mais atuais na matéria. São oferecidos recursos adicionais ao texto em si, como vídeos e materiais complementares de aprofundamento e atualização.
Esta edição traz uma abordagem de tudo o que os leitores precisam consultar e entender, tanto nos cursos quanto nas empresas de Contabilidade, desde os temas fundamentais até os mais avançados.
A presente obra traz os principais temas de auditoria privada e governamental, totalmente atualizados com as normas de auditoria atualmente vigentes. Há o acréscimo de novos assuntos, como o COSO 2017, a Instrução Normativa Conjunta MP CGU no 01/2016, o Decreto no 9.203/2017, as ISSAI 100, 200, 300 e 400 e as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público - NBASP.
Nesta edição, o autor sistematiza os principais aspectos do sistema de seguridade social, com destaque para a previdência. Estruturada em vinte e três capítulos, a obra corresponde a um precioso estudo jurídico, sem descuidar de aspectos práticos, como a análise da doutrina acatada e a jurisprudência dominante.
Este livro representa uma primorosa contribuição teórica e prática, rigorosamente elaborada por seus autores, destinada a todos aqueles que pretendem assumir posturas proativas anticorrupção nas tratativas cotidianas entre o setor público e o privado.
Uma obra forte e indispensável na doutrina contemporânea do Direito Administrativo brasileiro, cuja leitura é não somente recomendada, mas absolutamente obrigatória.
O livro apresenta os assuntos de forma lógica, sem perder de vista a sintonia com a matéria, está atualizado conforme as Leis n. 11.638/2007 e n. 11.941/2009 e NBCS TGS convergentes com as Normas Internacionais de Contabilidade IFRS, o que o torna ainda mais acessível a todos os interessados no assunto.
Nesse Manual de direito administrativo você encontrará ferramentas essenciais ao aprendizado jurídico, estruturadas de maneira sistematizada para facilitar o estudo e a compreensão do conteúdo. O Manual também traz um capítulo chamado Guia para estruturação de peças prático-profissionais, que tem por escopo pontuar e estruturar um "esqueleto da peça", com dicas fundamentais para a atividade prático-profissional.
A obra tem como objetivo fornecer visão técnica e prática da Auditoria Contábil. A parte teórica e conceitual limita-se à cobertura dos principais conhecimentos indispensáveis para a execução dos trabalhos de auditoria. Já a parte operacional é minuciosamente exposta e abrange as principais áreas das demonstrações contábeis e os cuidados que devem ser observados na auditoria de cada uma delas.
A disposição da obra, que elege eixos temáticos transversais para organizar, em três partes, os textos, de acordo com a sua pertinência temática, acaba por converter o seu caráter coletivo em verdadeira obra de referência acerca dos temas mais prementes do Direito Urbanístico. Desse modo, constrói-se obra que revisita e promove a atualização das discussões acadêmicas sobre o tema.
Nesta edição, a obra incluiu dois Capítulos novos: "As obrigações ambientais em face do direito constitucional brasileiro" e "Clima", bem como contempla diversas decisões do STF em temas ambientais, como a ADI 4.066, a ADI 3.470 e a ADI 5.312, Desenvolve, também, o Direito Processual Ambiental e o Direito Criminal Ambiental, além dos fundamentos do Direito Ambiental Tributário.
A obra apresenta um guia seguro e uma visão geral para aqueles que pleiteiam uma posição nos diversos cargos públicos em que é exigida a disciplina de Direito Ambiental, com destaque para a legislação atualizada, a orientação jurisprudencial consolidada e predominante no âmbito dos Tribunais Superiores e, é claro, a doutrina mais abalizada.
Extremamente didático, o Manual de Direito Administrativo apresenta ao estudante uma visão global dos institutos, que são abordados em 4 planos distintos:
a) doutrina
b) legislação
c) jurisprudência, e
d) sua incidência no Exame da Ordem e em concursos públicos.
Índice alfabético de assuntos da Deliberação n.º 266, de 28 de maio de 2019, que aprovou o Novo Regimento Interno do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro.
Nesta edição no campo normativo, o autor incluiu comentários ou referências a diversas leis novas, todas imprescindíveis ao estudo dos temas da obra. Do ângulo jurisprudencial, foram inseridas as mais importantes decisões e súmulas oriundas dos Tribunais Superiores na área do direito público.
Nesta edição temos como diferencial o novo projeto gráfico, melhorando a visualização do conteúdo, a disponibilização de material extra em vídeo e áudio, a fim de otimizar o aprendizado e a compreensão dos temas, e um caderno virtual de questões, com mais de 2.000 questões gabaritadas dos mais recentes e importantes concursos públicos e um capítulo extra sobre Processo Tributário
"O autor teve a ousadia de revisitar um tema já estudado e reestudado pelos maiores administrativistas do país. O que haveria de novo a dizer sobre o poder de polícia? (...) Trata-se de trabalho que obriga a uma nova reflexão sobre o tema (...) No direito administrativo brasileiro da atualidade, é o texto que mais profundamente se ocupa do instituto na sua essência."
Estêvão Gomes ofertou sua obra ao acervo de nossa Biblioteca, através de nosso Procurador - Pedro de Hollanda Dionísio -, para nosso enriquecimento, ao que muito agradecemos.
Nesta obra, através da perspectiva de pesquisadores e advogados, contextualiza-se a aplicação do direito à privacidade a problemas contemporâneos, analisando criticamente doutrina e jurisprudência, propiciando uma reflexão sobre utilização no cenário nacional.
A ideia das pesquisas apresentadas na presente obra é entender a lógica dos fenômenos econômicos, como também as consequências práticas da regulação jurídica.
A obra aborda a Teoria Geral do Processo Civil, sendo a parte geral do Código de Processo Civil (CPC), a síntese da história do Direito Processual de origem românica, a evolução do processo civil brasileiro e as fontes, princípios e categorias básicas do Direito Processual Civil, além do processo de conhecimento e procedimento comum.
Um dos mais conceituados e atualizados cursos de Direito Tributário, que apresenta uma espécie de "Teoria Geral" desse Direito - com seus conceitos, fundamentos e normas gerais - seguida do exame minucioso do Sistema Tributário brasileiro, institutos, regras e cada uma das figuras impositivas tributárias, estudadas sob os aspectos da competência, função, fato gerador, base de cálculo, lançamento etc.
O livro aborda todos os temas relevantes da disciplina, contemplando o conteúdo de editais dos principais concursos públicos, tudo com o rigor científico que exige a matéria. Complementarmente, apresenta uma extensa seleção de exercícios extraídos de provas de importantes bancas examinadoras.
A obra apresenta esquemas e quadros para tornar o aprendizado mais ágil e agradável, além de outros recursos gráficos, que auxiliam o estudo e a fixação do assunto.
A obra desenvolve os vários temas do Direito Administrativo de forma clara e didática e com a preocupação de manter a disciplina atualizada diante das sucessivas inovações legislativas que imprimem nova feição a esse importante ramo da ciência jurídica.
Obra composta em cinco volumes, atualizada, revizada e ampliada
Volume 1: Introdução, Parte Geral e Processo do Conhecimento
Volume 2: Teoria da Prova, Direito Probatório, Decisão, Precedente, Coisa Julgada e Tutela Provisória
Volume 3: Meios de impugnação às Decisões Judiciais e Processo nos Tribunais
Volume 4: Processo Coletivo
Volume 5: Execução
Volume 3:
Uma das mais completas obras sobre o moderno Direito Administrativo, tratando, minuciosa e sistematicamente - a partir do estudo do regime administrativo e dos princípios constitucionais e gerais que o informam -, de todos os seus institutos, como o regime dos servidores públicos, concessões e permissões, licitação e contratos, bens públicos, intervenção na propriedade, responsabilidade do Estado, discricionariedade etc.. .
A diversidade das questões abordadas sugere que esta obra coletiva será uma importante ferramenta para as diferentes soluções práticas do dia a dia forense.
Esta obra trata das principais questões sobre arbitragens que envolvem entes públicos, tanto teóricas (em face dos fundamentos tradicionais dos direitos administrativo, processual, arbitral e comparado), como práticas (desde a fase contratual até a execução da sentença arbitral, passando pelo processo arbitral e seus meios de fiscalização e controle).
Nesta obra, os autores discorrem sobre as licitações e os contratos das estatais em conformidade com a Lei nº 13.303/16.
Trata-se de título indispensável para as estatais e seus agentes, bem como, em especial, para os operadores do direito, e afins.
A obra serve de instrumentos de facilitação do controle do Estado pela sociedade e de base para atuais e futuras pesquisas.
Esta obra investiga os fundamentos do direito processual eletrônico, descrevendo o cenário tecnológico, a evolução do direito positivo, a informatização dos tribunais, o impacto dessas tecnologias na relação jurídico-processual, a regulamentação da matéria pelos órgãos judiciários e sua repercussão nos direitos e garantias fundamentais.
Esta edição apresenta os principais aspectos e desdobramentos doutrinários e jurisprudenciais sobre o Direito Tributário.
O livro é um convite ao conhecimento mais profundo desta matéria, abordando, dentre outros, temas como privacidade, titularidade de dados, consentimento, transferência internacional de dados, uso de dados pelo Poder Público, enforcement.
Trata-se de um curso completo voltado a profissionais e acadêmicos e indicado como bibliografia básica pelas principais bancas examinadoras de concursos públicos. É composto de doutrina e de julgados em especial os do STF e do STJ. As decisões mais relevantes são comentadas no conteúdo teórico dos capítulos tornando a leitura mais didática e bem direcionada.
Este volume, dedicado aos conceitos fundamentais e à constitucional do novo modelo, contém uma verdadeira Parte Geral do Direito Constitucional Brasileiro, com a exposição didática e crítica dos grandes temas e das principais transformações ocorridas nos últimos anos.
O livro está dividido em três partes. Na primeira, são apresentadas as premissas conceituais e estruturantes das categorias e dos institutos jurídico-tributários, daí denominar-se normas gerais de Direito tributário (Recursos públicos, tributos, sistema tributário nacional, legislação, obrigação, crédito e administração tributários). A segunda parte cuida do estudo dos impostos em espécie (Municipais, Estaduais e Federais). Na terceira, o que é novidade nesta terceira edição, apresenta-se um texto-básico de respostas aos inúmeros exercícios formulados por cada capítulo do livro.
Nesta edição, o autor, além de atualizar diversos aspectos, repercute julgamento do STF sobre prescritibilidade dos atos de improbidade administrativa, sustentando tese inovadora, na medida em que argumenta que se os atos dolosos são imprescritíveis, todos os demais estão expostos ao princípio da prescrição. Essa tese pode ensejar, na perspectiva dos precedentes, consequências jurídicas de enorme repercussão.
Esta edição consiste em um aprofundamento na análise, na interpretação e nas reflexões acerca do Direito Processual do Trabalho, em suas dimensões individual e coletiva, sob o enfoque do CPC/2015, que incorporou vários institutos do processo coletivo e inaugurou o microssistema de precedentes obrigatórios, além da Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista), perpassando por todos seus principais institutos e instituições, seja de índole administrativa, autocompositiva ou judicial.
O Direito Ambiental, por si só, não é instrumento de melhoria da situação ambiental. Outros fatores condicionam as mudanças, que somente podem ocorrer na medida em que políticos, empresários e a sociedade civil cheguem ao consenso de que a qualidade ambiental não é fator externo ao ser humano, mas uma condição de sua própria sobrevivência.
Cabe ressaltar que os temas contidos neste livro se interpenetram. A divisão em títulos e capítulos é necessária apenas para facilitar a leitura. Dessa forma, no desenvolvimento das matérias, o leitor encontrará remissões a assuntos tratados em outros capítulos, até para dar ênfase a essas relações intrínsecas, que se verificam no estudo do Direito Ambiental.
Direito Penal reunido em um só livro. O autor abrange na parte geral o programa de Direito Penal, tanto das faculdades quanto dos editais de concurso. Na parte especial, esquematizada, apresenta cada tipo penal com suas principais particularidades.
A obra traz, ainda, as variadas posições doutrinárias em questões polêmicas, manifestando sempre o entendimento de Nucci.
Trata-se de um estudo profundo das normas constitucionais atuais, comparando-as com as Constituições brasileiras anteriores e de diversos países.
A obra é enriquecida com a citação da posição do Supremo Tribunal Federal em todas as questões importantes, indicando os repertórios ou mesmo o Diário da Justiça, no qual íntegra da ementa ou do acórdão poderá ser encontrada.
Esta edição analisa de modo profundo e exaustivo a Lei 8.666/1993, com a preocupação de superar concepções formalistas da licitação e indicar soluções teóricas e práticas compatíveis com a Constituição. Houve uma ampla exposição da jurisprudência mais atualizada do STF, STJ e TCU.
O escopo do trabalho é modesto, apenas tenta perscrutar os parâmetros jurídicos que norteiam o instituto da improbidade e aplicá-los aos casos analisados.Parte-se da premissa de que a lei deve ser o espaço em que as narrativas devem ser construídas, evitando-se a impunidade e a exacerbação de reprimendas sem amparo legal.
A contribuição desta obra à literatura jurídica brasileira é imensurável, advindo como obra clássica na bibliografia nacional, trabalho referencial de leitura obrigatória a todos aqueles que atuam com licitações para Copas e Jogos Olímpicos. O Direito Administrativo e seus leitores só têm a ganhar com o estudo das linhas que seguem escritas não por um jurista comum, mas por um jurista iluminado pelo dom da pesquisa, de espírito incansável à resolução das dúvidas mais sagazes e exigentes.
Obra já consagrada que, a par de seus méritos didáticos e científicos, introduziu no estudo da matéria temas de importância capital, como a hermenêutica jurídica das Constituições, os métodos interpretativos da Nova Hermenêutica e o princípio da proporcionalidade. Completa o volume a Constituição Federal atualizada.
Nesta edição o leitor encontrará atualizações diversas que se referem a novos rumos da jurisprudência e aportes de reflexão jurídica, como as Emendas Constitucionais promulgadas no último ano, compreendendo também as decisões mais recentes do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores.
O pensamento científico, desde a antiguidade clássica, sempre ponderou que mais importante do que ter respostas é saber perguntar. É a pergunta pertinente que induz à reflexão e ao achado científico que produz a resposta correta.
Em três volumes, a obra, vem oferecer aos profissionais do cotidiano dessa atividade, esta real oportunudade, no presente e para o futuro de nossa gestão pública
O principal objetivo desta obra é simplificar a análise das informações contábeis por parte do usuário da informação contábil que deseje se aprofundar no tema, visando garantir a compreensibilidade, uma das características qualitativas da informação contábil.
Tudo o que você precisa saber sobre contratos. Contratos resulta da consulta da doutrina contemporânea, da pesquisa das decisões de diversos tribunais, em especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e da investigação de casos no judiciário brasileiro.
Esta obra versa sobre noções da atividade financeira do Estado, abarcando temas de direito financeiro, como orçamento, receita, despesa e crédito público, bem como trata, de maneira mais profunda, dos sistemas de controle externo, interno e social da Administração Pública, seus conceitos e classificações, dando enfoque didático e objetivo à matéria.
Nesta coletânea, são abordados temas relacionados às contas de governo, às contribuições para o aprimoramento dos tribunais de contas e ao seu papel frente às exigências contemporâneas.
Trata-se de um manual que expõe, apresenta e disseca o processo civil sob a ótica do método. Esta abordagem é facilmente percebida na ênfase dada às fases processuais, na estrutura molecular dos fatos, atos e negócios jurídicos processuais, pré-processuais e pós-processuais, assim entendidos aqueles realizados sob os efeitos da sentença.
Com uma atualização muito abrangente, envolvendo os casos principais decididos pelo Supremo Tribunal Federal.
A principal evolução teorética realizada é a aversão aos moralismos jurídicos acintosos aos direitos fundamentais e suas garantias.
A obra surgiu da necessidade de um guia didático, prático e objetivo para solucionar as dúvidas e controvérsias que ocorrem frequentemente na aplicação da lei em decorrência das falhas e omissões constantes na legislação, identificadas no dia a dia pela autora que trabalha na área há mais de dezoito anos.
A obra analisa a Lei nº 12.846/2013 - Lei Anticorrupção - no contexto do combate e da prevenção à corrupção pública no Brasil e de como o Direito historicamente tratou o fenômeno da corrupção praticada pelas empresas.
A obra em referência traz a disciplina geral do acordo de leniência e ainda aborda pontos polêmicos, dando destaque aos conflitos de atribuições e zonas de intercessão envolvendo a celebração do ajuste e os diversos órgãos ou instituições incumbidas do dever de controlar a corrupção.
Nesta obra, "Direito Constitucional - Estudos interdisciplinares sobre Federalismo, Democracia e Administração Pública - o autor reúne alguns de seus melhores artigos e comunicações. A maioria advém de suas palestras, aulas e conferências proferidas no Brasil, na América Latina e também na Europa. Trata-se de uma obra de grande utilidade para o estudante e para os operadores do Direito em geral.
Um dos propósitos deste livro é facilitar ao leitor o acesso ao debate teórico mais denso no domínio constitucional, hoje travado sobretudo no âmbito dos melhores programas de pós-graduação em Direito, mas fazê-lo numa linguagem simples, sem rebuscamentos desnecessários.
Nesta edição, além da ampliação e atualização de toda a jurisprudência, os autores acrescentaram tópicos importantes relacionados à fraude em obras públicas, à responsabilidade dos fiscais de obra, ao instituto da pré-qualificação, novos verbetes de habilitação e sobre licitações do tipo técnica e preço. Também apresentam, didaticamente, o amadurecimento da jurisprudência relacionada à contratação integrada, novidade alçada pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) e recentemente incluída na Lei das Estatais (Lei nº 13.303/2016).
Destaques:
Sumário
Controle de constitucionalidade no âmbito dos tribunais de contas: reflexões sobre uma aplicação mitigada da Súmula 347 do STF
O parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas e a aplicabilidade da
Lei da Ficha Limpa para fins de inelegibilidade dos prefeitos municipais
Judicialização do controle externo: limite à atuação do Poder Judiciário sobre os atos do Tribunal de Contas
O uso do Governo Digital pelo controle social no combate à corrupção pública brasileira
Destaques:
A regulação da saúde no Brasil: o controle externo do Tribunal de Contas da União nas unidades do SUS geridas por instituições privadas
A relação de sujeição especial no direito brasileiro
Serviço público como forma de efetivação de direitos fundamentais em comunidades em situação de vulnerabilidade social
Esta é uma revista de caráter técnico-científico, que publica assuntos inerentes ao controle externo.
O Instituto Rui Barbosa (IRB) tem empreendido contínuas iniciativas quanto à publicação e divulgação de obras oriundas e relacionadas com os tribunais de contas brasileiros, consolidando-se como a casa de conhecimento das cortes de contas.
Nesta publicação foi abordado, especialmente, experiências afetas ao controle externo, tais como: atuação dos tribunais de contas; aplicação dos recursos públicos; auditoria do setor público; combate à corrupção; ética e compliance; governança pública; inovação; lei de responsabilidade fiscal; orçamento público; políticas públicas; prestação de contas; e tecnologia de informação.
Destaques:
A ímproba "opção" oferecida pelo § 5º do art. 133 da Lei 8.112/1990 a quem acumula cargos ou empregos públicos de forma ilícita.
Regime de Contratação Integrada: Vinculante ou Discricionário?
O Princípio do Contraditório e da Ampla Defesa na Lei das Estatais (Lei 13.303/2016).
Auditorias Operacionais com Foco no Princípio da Efetividade: Breve Panorama nos Tribunais de Contas do Brasil.
Destaques:
Três temas do Tribunal de Contas:
1) o controle interno e seus cargos;
2) conta regular com multa;
3) apartado em conta aprovada sem ressalva
O terceiro setor e a democracia no Brasil
Análise econômica dos gastos públicos nos municípios brasileiros:
uma abordagem em dados em painel
Destaques:
O papel da Advocacia-Geral da União no reconhecimento judicial dos direitos sociais fundamentais a partir do liberalismo de princípios
A eficiência do controle preventivo no combate à corrupção, o papel da advocacia pública e a experiência internacional
A comunicação obrigatória de mecanismos de planejamento tributário potencialmente agressivos na união europeia e a experiência brasileira
A imigração no brasil e a efetivação do direito à previdência social
Os efeitos da corrupção sobre o estado democrático de direito
Esta e edições anteriores, on-line no site da AGU
Destaques:
Impacto Social da Auditoria - Contribuições para melhorar a vida do cidadão
Pec 06/2019 - A Reforma da Previdência e os servidores públicos
Análise - Por que políticas públicas variam mesmo nas democracias?
FENASTC - Independência da função de auditoria para os TCs efetivos
Acesso on-line
A Revista Eletrônica da Procuradoria do TCE-PA representa a efetivação de uma das ações que compõem o Plano de Gestão 2017/2018, sob a Presidência da Conselheira Lourdes Lima, que deu segmento aos trabalhos iniciados pelo Plano de Gestão 2016/2017, durante a Presidência do Conselheiro Luis Cunha.
Com o objetivo de difusão e divulgação dos resultados das atividades de estudos, pesquisas, extensão, resenhas acadêmicas e demais atividades desenvolvidas na instituição ou em outras instituições parceiras através de seus colaboradores, esta Revista Eletrônica foi desenvolvida em versão exclusivamente eletrônica com vistas a favorecer o amplo acesso e proporcionar maior disseminação de seu conteúdo.
Esta gestão foi iniciada no ano de 2015, sendo adotada como premissa a busca incessante por um Tribunal mais moderno e célere, a partir de sua atuação e que pudesse dar respostas mais rápidas à sociedade quanto à aplicação dos recursos públicos. Foi implantado então um sistema de Gestão Compartilhada com os demais Conselheiros, a fim de democratizar a tomada de decisões, experiência valiosa no decorrer dos dois mandatos.
Estes objetivos foram alcançados através de fortes investimentos e modernas ferramentas de Tecnologia da Informação-TI, com parcerias de outros órgãos de controle e a capacitação de dos servidores e jurisdicionados, para garantia da qualidade e da efetiva prestação dos serviços públicos.
Destaques:
Penalidades - Débitos e multas
Planejamento - Movimento estratégico
Dinâmica - Jogo do tributo
Controle Interno - A força que vem de dentro
Universalização - Meta fundamental
Destaques:
As custas de conhecimento no Processo do Trabalho, após a Lei nº 13.467/2017, e o acesso à Justiça
Legislação, migrantes e refugiados: atualização e impactos
A contribuição sindical e o seu recolhimento facultativo
Destaques:
O licenciamento ambiental e a responsabilidade das instituições financeiras nas operações de crédito
"Dos Filhos Deste Solo És Mãe Gentil, PÁTRIA AMADA, BRASIL!": crianças, adolescentes e denúncias de violação dos direitos humanos
Constitucionalismo, Globalização e Direito: a crise institucional-estatal à luz da sentença do Tribunal de Justiça de Luxemburgo de 14/3/2013
A Revista Direito, Estado e Sociedade é um periódico semestral, com publicação desde 1991, vinculado ao programa de pós-graduação em Direito da PUC-Rio. Seu principal objetivo é difundir o conhecimento acadêmico, divulgando intervenções interdisciplinares e inovadoras que tenham qualidade aprovada por pares competentes.
Esta é uma revista de acesso aberto ("open access"), o que significa que o seu conteúdo é disponibilizado inteiramente online, pelo site da revista, de maneira gratuita, para os leitores e suas instituições.
"O incentivo à leitura além de ser uma importante ação cultural, promove também a inclusão social e o desenvolvimento de novas ideias" (Rozilda E. Costa)
"Um país se faz com homens e livros" (Monteiro Lobato)
O Projeto Mais Leitura conta com duas agências fixas e uma itinerante que percorre os municípios do Estado do Rio de Janeiro.
As agências estão instaladas no Poupa Tempo do Bangu Shopping, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h e sábado, das 9h às 13h, e no Shopping Bay Market - 3º piso, em Niterói, das 10h às 21h, de segunda a sábado.
O Projeto Mais Leitura oferece livros, dos mais variados gêneros, a preços que variam de R$ 2,00 a R$ 4,00.
Maiores informações no site da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro:
Em breve teremos mais uma Biblioteca com cerca de 60 mil obras. O acervo da Procurdoria Geral ocupará o espaço, além de títulos particulares doados à PGE por familiares do jurista Raymundo Faoro e do historiador Octávio Tarquínio. A grande maioria livros são de direito, incluindo obras raras do Império e o rascunho da Constituição de 1937 com correções escritas à mão por Francisco Campos.
Este Guia foi lançado na FEIRAJUR, na UFRJ e está organizado de forma a facilitar o seu manuseio e estruturado em cinco partes distintas:
Cadastro / Periódicos - Legislação / Periódicos - Doutrina /
Áreas de abrangência das bibliotecas / Recursos tecnológicos
"Quando buscávamos um livro, a solução era óbivia: bastava ir à biblioteca. Mas rondam tempestades ameaçando essa veneranda instituição"...
"No fundo, a biblioteca deve tornar-se um lugar de leitura, troca de ideias e interação criativa entre frequentadores. Enfim, uma usina intelectual."...
"Na nova biblioteca salas e auditórios, promovem conferências, concertos e exposições." (Cláudio de M. Castro)
Consulte aqui o catálogo de livros, artigos de periódicos, dvds, clube de leitura e muito mais...
* Dados cadastrais, informação sobre o acervo, áreas de especialização, serviços e produtos oferecidos.
* Títulos dos periódicos, ano de início e término da coleção e informações sobre indexação.