Luiz Antonio Guaraná"> Luiz Antonio Guaraná">

CONSELHEIRO-PRESIDENTE
Luiz Antonio Guaraná

ATUALIZADA EM 22/01/2024


Luiz Antonio Guaraná, carioca, casado, pai de duas filhas, cursou Engenharia na PUC e foi eleito vereador por quatro mandatos sucessivos, até ser indicado pela Câmara Municipal, em novembro de 2014, para ocupar o cargo de Conselheiro no Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro.

Ingressou na vida pública na Subprefeitura da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, em 1993, tendo se tornado Subprefeito dessa região entre 1996 e 1999. Na ocasião, sua prioridade sempre foi o desenvolvimento ordenado e sustentável dessa importante região da cidade. De 1999 até 2000, foi Secretário-Parlamentar na Câmara dos Deputados em Brasília, cuidando sempre de temas afetos à Cidade Maravilhosa.

Em 2000 foi eleito pela primeira vez para o cargo de vereador, com expressivo número de votos. Na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Luiz Antonio Guaraná foi presidente da Comissão de Assuntos Urbanos, autor de diversos projetos que tratam do Planejamento e do desenvolvimento Urbano da Cidade do Rio de Janeiro, entre eles o Plano Diretor. Também foi membro ativo na Comissão de Meio Ambiente e desempenhou papel fundamental nas áreas de transportes, educação e saneamento. Além desses temas, sempre priorizou a legislação e o investimento de recursos públicos em políticas de apoio a pessoas portadoras de deficiência. Foi reeleito vereador em 2004, 2008 e 2012, tendo sido nesse ano o vereador mais votado da cidade do Rio de Janeiro. Permaneceu na Câmara até 2014, quando foi indicado pela Câmara Municipal para a vaga de Conselheiro do TCMRio. Ao longo de seus quatro mandatos como vereador, integrou 25 Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPIs) e outras 25 Comissões Especiais.

No Poder Executivo Municipal, foi Secretário de Obras, em 2009, Secretário-Chefe da Casa Civil, em 2010, e Secretário-Chefe do Gabinete do Prefeito de 2010 a 2012, fase de maior desenvolvimento e crescimento econômico da cidade. Presidiu o Conselho Gestor do Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas (PROPAR-RIO), o Conselho Consultivo da Empresa Municipal de Urbanização (RIOURBE) e foi membro Titular do Conselho Municipal de Política Urbana (COMPUR). Também integrou os Conselhos da Empresa Municipal de Urbanização (RIOURBE), do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), da Companhia Municipal de Energia e Iluminação (Rioluz), da Companhia de Engenharia de Tráfego (Cet-Rio), da Fundação Instituto de Geotécnica (GeoRio) e de Administração da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro S/A (CDURP).

Foi condecorado pela Câmara Municipal com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto e o Título de Cidadão Benemérito da Cidade do Rio de Janeiro, as maiores honrarias da Casa e, no mesmo ano, em 2010, compôs o Fórum Carioca de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável. Recebeu, também, as seguintes homenagens: Medalha de mérito Rui Barbosa, do IRB; Medalha comemorativa pelos 120 anos da Universidade Cândido Mendes; Medalha do Colar do Mérito Judiciário; Prêmio San Tiago Dantas, Medalha de Mérito da Procuradoria Geral do Município do Rio de Janeiro (PGM); Medalha Comemorativa da Corte de Contas da Itália; Medalha Ministro Guilherme Palmeira, pelos 75 anos de criação do TCE-AL; Medalha amigos do DEGASE (Departamento-Geral de Ações Socioeducativas), Órgão vinculado à Secretaria de Estados de Educação; Medalha comemorativa pelos 40 anos do TCE-RO e do MPC-RO; Medalha da Amizade, pelos 215 anos da Polícia Civil do Rio de Janeiro; Colar do Mérito do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), pelos 131 anos de fundação daquela Corte de Contas; Comenda Joaquim Murtinho, honraria concedida pelo Tribunal de Contas do Estado  do Mato Grosso (TCE-MT), em homenagem aos 70 anos de criação daquela Corte de Contas; Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro; e Medalha de Mérito Operações Especiais, maior honraria do BOPE.

Em abril de 2021, assumiu a presidência do TCMRio, cargo que ocupa até a presente data. Em novembro de 2022, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), cargo que assumiu em março de 2023, para um mandato de dois anos.

Exercício da Presidência do TCMRio: de 16/04/2021 até a presente data