ATUALIZADA EM 16/07/2025
Referência nacional no tema, o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) concluiu hoje (18/06), em Porto Alegre, a primeira capacitação regional dedicada à quantificação dos benefícios gerados pelos Tribunais de Contas. Realizado entre os dias 16 e 18 de junho, o curso foi ministrado pelos servidores Fabio Tessinari, Mario Bisneto e Ana Carolina de Souza Inez.
O presidente do TCMRio e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, Luiz Antonio Guaraná, destacou a importância da iniciativa: "A mensuração de benefícios é uma ferramenta fundamental para mostrar à sociedade o valor do trabalho dos Tribunais de Contas. Com metodologia unificada e indicadores claros, conseguiremos evidenciar o impacto positivo das nossas ações na melhoria da gestão pública e dos serviços prestados aos cidadãos."
A iniciativa, promovida pela Atricon com o apoio do TCE-RS, faz parte de um ciclo de treinamentos que ocorrerá nas cinco regiões do país até 2026, com o objetivo de consolidar uma cultura nacional voltada à mensuração e à divulgação padronizada desses benefícios. Para isso, os eventos vão estimular a troca de conhecimentos e experiências entre membros e servidores dos Tribunais de Contas acerca da aplicação do Manual de Quantificação de Benefícios (MQB) e do Sistema de Informações de Benefícios do Controle Externo (SIBCE), ferramenta criada pelo TCMRio.
Durante os três dias de curso, os servidores apresentaram os fundamentos do MQB, demonstraram o funcionamento do SIBCE e compartilharam a experiência do TCMRio na implementação do Programa de Quantificação de Benefícios (PQB), reconhecido pela Atricon como boa prática desde 2022.
Além de capacitar os tribunais que ainda estão em fase de implantação da metodologia, a formação também atendeu àqueles que já mensuram benefícios e buscam aprimorar seus processos internos. A proposta é fortalecer a transparência e a efetividade do controle externo e demonstrar, de forma objetiva, o valor dos Tribunais de Contas para a sociedade.
O auditor Juliano Greve, responsável pelo sistema de benefícios do TCE-RS, destacou a importância do treinamento: "Foram três dias de imersão no mundo dos benefícios. Cada aspecto da mensuração e do registro foi abordado de forma rica e esclarecedora. Parabéns à Atricon pela iniciativa e aos representantes do TCMRio pela excelente exposição."
Já Rafael Queiroz Gonçalves, diretor de TI do TCE-SC, ressaltou o impacto positivo da experiência do TCMRio na implantação da metodologia em Santa Catarina: "O TCMRio contribuiu significativamente para a adoção do Sistema de Quantificação de Benefícios no TCE-SC, o que acelerou nosso processo de internalização da cultura de mensuração."
Sob a coordenação do conselheiro Felipe Puccioni (TCMRio), a série de capacitações terá novas edições ao longo de 2025 e 2026, em Fortaleza, Porto Velho, Goiânia e no Rio de Janeiro, contemplando todas as regiões do Brasil.
O Programa de Quantificação de Benefícios tem como finalidade registrar e divulgar, de forma padronizada, os ganhos financeiros e não financeiros obtidos a partir das ações dos tribunais de contas. A expectativa é que, com a adoção da metodologia por todos os 33 TCs, seja possível apresentar à sociedade um retrato nacional dos benefícios gerados pelo Sistema Tribunais de Contas.