TCMRio conclui capacitação e avança na implantação da quantificação de benefícios no TCE-SC

ATUALIZADA EM 11/05/2026

Os servidores Mario Bisneto e Ana Carolina de Souza Inez, da Subcoordenadoria de Quantificação de Benefícios (SQB) do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), concluíram, ao longo do mês de abril, a etapa de capacitação prática online voltada à implantação da metodologia de quantificação de benefícios no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC).

Com público médio de 170 servidores por dia, a equipe do TCMRio ministrou curso prático de capacitação destinado ao corpo técnico da Corte catarinense, em quatro encontros de três horas, totalizando 12 horas. A formação foi estruturada com base no Manual de Quantificação de Benefícios e nos fluxos de trabalho elaborados nas etapas iniciais da parceria.

Além da capacitação, o TCE-SC firmou Termo de Cooperação Técnica com o TCMRio, o que viabilizou a implantação do Sistema de Quantificação de Benefícios desenvolvido por esta Corte, com as devidas adaptações às especificidades institucionais da Corte catarinense.

Em conjunto, essas iniciativas contribuem para a internalização das rotinas e o uso padronizado da metodologia pelo TCE-SC, fortalecendo a quantificação de benefícios no Sistema Tribunais de Contas e promovendo uma uniformização que permite a consolidação de resultados em nível nacional.