ATUALIZADA EM 13/05/2026
O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) segue à frente da capacitação nacional sobre Quantificação de Benefícios dos Tribunais de Contas e se prepara para realizar, no Rio de Janeiro, a próxima etapa do treinamento, voltada à região Sudeste. As capacitações já foram realizadas nas regiões Sul, Nordeste e Norte e, entre os dias 6 e 8 de maio, a etapa Centro-Oeste foi concluída no Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), reunindo mais de 80 participantes de diversas cortes do país. Com isso, a próxima edição, no Rio de Janeiro, encerra o ciclo, completando as cinco regiões do Brasil.
Representando o TCMRio, o conselheiro Felipe Galvão Puccioni, coordenador do programa na Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), destacou o interesse dos participantes em aprofundar conhecimentos no tema. "Os auditores se apropriam muito da ideia da quantificação, porque isso significa valorar o trabalho deles e conscientizar a sociedade sobre o valor que cada processo tem", afirmou.
As capacitações são ministradas por servidores da Subcoordenadoria de Quantificação de Benefícios (SQB) do TCMRio. Os instrutores Fabio Tessinari, Mario Bisneto e Ana Carolina Inez apresentam o Manual de Quantificação de Benefícios (MQB), além da aplicação prática da metodologia e do funcionamento do Sistema de Informações de Benefícios do Controle Externo (SIBCE), desenvolvido pelo TCMRio e adotado como referência nacional.
Promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelo Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), a iniciativa busca consolidar, nos 33 tribunais de contas do país, um panorama nacional dos benefícios gerados pelo controle externo, ampliando a transparência e reforçando sua relevância para a administração pública e o controle social.