Morre, aos 73 anos, Antônio Carlos Flores de Moraes, conselheiro do TCMRJ

ATUALIZADA EM 04/09/2020

Faleceu, em 3 de setembro, aos 73 anos, o conselheiro do TCMRJ Antônio Carlos Flores de Moraes. Atuando na Corte de Contas carioca desde 1988, o advogado também foi professor de Direito na PUC-Rio até 2015. Doutor pela Universidade de Salamanca, Antônio Carlos é autor de diversos livros, entre eles" O Estado Gestor e a Cidadania", em que defende a democratização da sociedade e o controle social. O conselheiro estava internado desde maio, em decorrência de uma queda da escada de sua casa, em Niterói.

Nota de pesar do presidente do TCMRJ, Thiers Montebello:

Perdemos um dos Conselheiros mais dedicados às atribuições de seu cargo dentre os que já passaram pelo TCM. E o perdemos por uma razão tola em sua origem, um tombo em casa, mas com consequências trágicas, o que nos leva a refletir sobre a nossa fragilidade humana.
Perdemos um colega de boa convivência, muito discreto e reservado em suas atitudes, de família proeminente nas letras jurídicas ? filho de Evaristo de Moraes Filho, renomado criminalista e membro da Academia Brasileira de Letras ?, cuja herança de princípios, valores e, sobretudo, de conhecimento jurídico, soube honrar dignamente.

Não buscava projeção, mas sempre esteve comprometido com o TCM e com o desempenho de seu papel na judicatura de contas, empregando toda a sua inteligência e cultura jurídica em suas análises e pareceres, prestando grande contribuição ao Órgão.  Merece destaque uma virtude do colega que acaba de nos deixar:  no desempenho de suas funções, sempre se revelou um democrata, ouvindo opiniões diversas das suas, ponderando-as e, muitas vezes, reconsiderando seus pontos de vista.

Deixa um exemplo para as futuras gerações, para seus alunos, familiares, amigos, colegas e servidores que com ele fizeram sua formação nas universidades onde lecionou, na convivência familiar, no trabalho e, em especial, no Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro.
Transmito à sua família, Renata, esposa, Marcos, Flávio, Carlos Eduardo e Laura, filhos, meu pesar e minha solidariedade, em meu nome e em nome do TCM.

THIERS MONTEBELLO

Município decreta luto oficial pela morte do conselheiro Antonio Carlos Flores de Moraes

Morre, aos 73 anos, Antônio Carlos Flores de Moraes, conselheiro do TCMRJ