ATUALIZADA EM 09/11/2023
Alunos de diversas universidades públicas e privadas do Rio de Janeiro estiveram hoje, 09/11, no TCMRio, para conhecer a atuação do Órgão no controle das despesas públicas.
O coordenador do Núcleo de Planejamento e Gestão do TCMRio, Carlos Werneck, fez a abertura da exposição. Em seguida, o auditor de controle externo Marcelo Simas apresentou as principais funções do Tribunal relativas ao controle externo, destacando a importância do controle social. Exibiu as Cartilhas Bate-Papo Cidadão, um dos instrumentos didáticos dirigidos aos cidadãos, que, em linguagem objetiva e simples, revela como o TCMRio atua em favor da cidadania.
A auditora de controle externo Ketza Cardoso apresentou o Painel Educação, ferramenta de tecnologia da informação idealizada para atender não só às necessidades de fiscalização e controle dessa importante política pública, mas, também, ao exercício do controle social. O Painel atende aos gestores e aos cidadãos (pais de alunos, comunidade, alunos, professores).
O projeto Cidade Constitucional foi criado em 2015 pelo Grupo Estadual de Educação Fiscal, composto por várias instituições públicas, dentre as quais a Secretaria Estadual de Fazenda, TCE-RJ, TCU e TCMRio.
Segundo Luciana Mazloum, diretora da Escola Fazendária da Secretaria Estadual de Fazenda do Rio de Janeiro, "o projeto promove uma imersão dos alunos universitários de variados cursos em instituições públicas para que conheçam e confiram in loco o funcionamento dos órgãos públicos".