Programa TCMRio Cultural

ATUALIZADA EM 14/05/2024

Em homenagem aos 43 anos da criação do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), completados no último dia 3 de novembro, os servidores desta Corte de Contas receberam um presente especial, com uma programação cultural para acarinhar corações e ficar na memória de todos com a apresentação do espetáculo "Para Lennon & McCartney - os Beatles e o Clube da Esquina", um dos melhores musicais dos últimos tempos e já visto por milhares de pessoas. A data de hoje foi também escolhida para o lançamento oficial do Programa TCMRio Cultural, que integra, a partir de agora, a Política de Sustentabilidade Multidimensional do Tribunal.

Na linha de outras iniciativas promovidas pelo TCMRio, como o incentivo à filantropia e ao voluntariado, a proposta do Programa TCMRio Cultural é inovar para contribuir para os resultados que queremos ver no Município. Com o objetivo de reforçar o compromisso com as várias dimensões da sustentabilidade, o Programa tem por propósito aproximar o Tribunal do cidadão carioca, utilizando o espaço físico e a potência institucional desta Corte de Contas para disseminar informação e cultura ao seu servidor e ao público em geral, promovendo, assim, inclusão e redução das desigualdades no que concerne ao acesso à cultura.

O programa compõe o Eixo Temático Inovação, Cultura e Inclusão, do Planejamento Estratégico da Política de Sustentabilidade do TCMRio, e tem por fundamento as dimensões ética e social da sustentabilidade, partindo da compreensão de que como agrupamento organizado de pessoas é possível fazer muito mais que fiscalizar.

O presidente do TCMRio, Luiz Antonio Guaraná, lembrou que há 43 anos o Tribunal de Contas do Município do Rio foi inaugurado com uma reunião em uma sala emprestada pela prefeitura carioca no Palácio da Cidade, em Botafogo, e hoje é considerado um dos órgãos de controle externo mais estruturados do país. "Nosso tribunal é reconhecido nacional e internacionalmente por sua eficiência. E, para o carioca, é a garantia da boa utilização de recursos municipais e da entrega efetiva de serviços públicos para toda a população", afirmou Guaraná.

O espetáculo e o lançamento do Programa TCMRio Cultural foram realizados nesta tarde no Auditório Conselheiro Luiz Alberto Bahia, com a presença do conselheiro substituto Emil Ibrahim; do procurador-chefe da Procuradoria Especial, Carlos Henrique Costa; do subprocurador Jorge Ottoni; do presidente do TCM-SP, Eduardo Tuma; da diretora e produtora cultural Cininha de Paula, representando a classe artística; do secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero. Também estiveram presentes a secretária-geral da Presidência, Marcia Lins, do secretário-chefe de gabinete, Flavio Nunes, do secretário de Segurança Institucional, José Renato Torres do Nascimento, do secretário-geral de Controle Externo, Fábio Furtado, e do secretário-geral de Administração, Heleno Monteiro, entre outros diretores.


Para Lennon e MCCartney - os Beatles e o Clube da Esquina


Desde sua estreia, em abril de 2017, o show "Para Lennon & e Mc Cartney - os Beatles e o Clube da Esquina" lotou diversas casas de espetáculos e teatros não só na cidade do Rio, como em todos os lugares em que seus músicos se apresentaram no país, consagrando-se como um dos maiores espetáculos do Brasil.

Os sete artistas,  cantores-instrumentistas,  profundamente influenciados pelas eternas canções dos Beatles e do Clube da Esquina, revivem a interseção singular entre os repertórios do quarteto de Liverpool e do movimento nascido em Belo Horizonte - que representa, sobretudo, uma ode à música e à amizade.

O álbum do Clube da Esquina foi liderado pelos cantores Milton Nascimento e Lô Borges, escolhido pela Revista Rolling Stone como o sétimo melhor disco brasileiro de todos os tempos. Respeitando os arranjos originais e as referências históricas do período, o show "Para Lennon & McCartney" prima pela qualidade musical e revela a conexão fluida entre a música do Clube da Esquina e dos Beatles.

No palco estiveram os músicos Deco Fiori (voz, violão e bandolim), Dudi Baratz (voz, baixo e guitarra), Sérgio Sansão (voz e percussão), Lourival Franco (teclados), João Freire (violões e voz), Hugo Belfort (guitarra) e Marcelo Vig (bateria). No repertório, canções como Nuvem Cigana, Fé Cega, Faca Amolada, Um Girassol da Cor do Seu Cabelo, While My Guitar Gently Weeps, O Trem Azul, Something, Clube da Esquina, Feira Moderna, Get Back, Paisagem da Janela, Penny Lane, Roupa Nova, Day Tripper, Nada Será Como Antes, entre outros sucessos.