ATUALIZADA EM 26/07/2024
Iniciado em 2021, o Programa de Quantificação de Benefícios destina-se a identificar, mensurar e divulgar quais resultados positivos foram obtidos após a intervenção do TCMRio, por meio de seus diversos instrumentos de fiscalização - auditorias, visitas técnicas, entre outros.
Além de gerar economia aos cofres públicos, os benefícios também podem impactar diretamente a vida do cidadão carioca, como, por exemplo, ao ampliar o número de leitos em hospitais públicos e incrementar a qualidade da merenda escolar.
Como forma de monitorar a evolução dessas ações, os benefícios foram divididos em 3 estágios. O primeiro deles é a Proposta de Benefício Potencial, que surge quando a equipe de auditoria identifica uma oportunidade de melhoria fruto de uma determinação ou recomendação e a registra como um possível benefício.
Em seguida, após a apreciação em plenário, caso o voto do conselheiro esteja alinhado com a proposta da equipe, ele evolui para Benefício Potencial. E, por fim, quando há a comprovação de que aquela determinação foi efetivamente cumprida pelas partes envolvidas, e que a ideia inicial tornou-se realidade, obtém-se um Benefício Efetivo.
Quer entender mais? Acesse os Relatórios Anuais de Quantificação de Benefícios e veja, em detalhes, como o TCMRio tem melhorado a gestão pública no município do Rio de Janeiro.