ATUALIZADA EM 05/06/2025
O Dia Mundial do Meio Ambiente tem um sabor muito especial para o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), que comemora o recolhimento de 2,9 toneladas de resíduos orgânicos e recicláveis de janeiro de 2024 até agora.
Para marcar a data, o Tribunal realizou uma ação coletiva contra a poluição plástica e está incentivando indivíduos, organizações, indústrias e governos a adotarem práticas sustentáveis capazes de promover mudanças sistêmicas.
Na última semana, servidores do TCMRio participaram de uma atividade na ONG One by One, que uniu os Programas TCMRio Sustentável e TCMRio Solidário: a visita a uma das instituições parceiras, com o objetivo de apoiar a triagem das tampinhas coletadas no Tribunal.
O grupo foi conhecer de perto o funcionamento do projeto e compreender como a coleta realizada diariamente no prédio do TCMRio contribui diretamente para a transformação da realidade da população carioca.
Por meio de sua Política de Sustentabilidade - concebida para ir além da logística interna e gerar impactos positivos na mitigação de problemas públicos - o TCMRio intensificou, ao longo de 2024, campanhas voltadas à correta segregação e destinação de resíduos.
Em parceria com a Comlurb, os resíduos orgânicos passaram a ser encaminhados à compostagem e, com a criação de um Ecoponto, o Tribunal começou a arrecadar e destinar adequadamente tampinhas plásticas, lacres de alumínio, pilhas, baterias e cartelas de medicamentos (blísteres).
O resultado até agora foi a destinação ambientalmente adequada dos seguintes itens:
- 1,725 tonelada de resíduos orgânicos;
- 159,65 kg de pilhas e baterias;
- 166,5 kg de tampinhas plásticas; e
- 857,05 kg de outros resíduos recicláveis.
Somente com a compostagem dos resíduos orgânicos, foi evitada a emissão de mais de 2 toneladas de CO2e.
Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente para divulgar esses números, o TCMRio convida os cidadãos do Rio de Janeiro a se engajarem nas próximas ações que realizará ao longo de 2025, já que cada participação fortalece essa rede de cuidado, responsabilidade e transformação.
Mais do que fiscalizar, uma das principais atribuições do Tribunal de Contas, ao promover iniciativas que aliam sustentabilidade e inclusão, o TCMRio reafirma seu compromisso com uma atuação coerente, responsável e conectada às demandas sociais e ambientais da Cidade Maravilhosa.
E você, já fez a sua parte? Junte-se ao nosso movimento para #CombaterAPoluiçãoPlástica.